Menu Fechar

PROJETOS MUSEOLÓGICOS DO PORTO RECEBEM CINCO PRÉMIOS NACIONAIS ATRIBUÍDOS PELA “APOM”

Os prémios anuais da Associação Portuguesa de Museologia – APOM voltaram a distinguir várias entidades do Porto, desta vez com cinco galardões que reconhecem outros tantos projetos implementados na ou a partir da cidade.

Desde logo, destaca-se um trabalho relacionado com um dos museus municipais, designadamente a tese de mestrado em museologia “Famílias em Museus: Proposta para a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio “, de Andreia dos Santos Diogo, que arrebatou o Prémio Estudo sobre Museologia.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que aconteceu no passado dia 24 de maio, em Leiria, foi também reconhecido o particular interesse do projeto de literacia financeira para crianças e jovens em idade escolar “No Porto está o Ganho”, que conquistou o Prémio Projeto de Educação e Mediação Cultural. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Museu do Papel-Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e que tem a Câmara do Porto como parceira.

Por seu lado, o Museu FC Porto foi galardoado com dois Prémios APOM 2019 – o Prémio Informação Turística e o Prémio Parceria – enquanto a Faculdade de Letras da Universidade do Porto mereceu uma Menção Honrosa na categoria de Projeto Internacional pela sua participação no Um.SA – Museum Sector Alliance,  um projeto que tem por objetivo criar ferramentas educativas com vista ao desenvolvimento das competências digitais dos profissionais de museus, através do ensino à distância.

A edição de 2019 dos Prémios APOM atribuiu o título de Museu do Ano ao Museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, recaindo a respetiva Menção Honrosa sobre o Centro de Interpretação do Românico.

Texto: Porto. / EeTj

Foto: Miguel Nogueira (Porto.)

01jun19

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.