Menu Fechar

NATAÇÃO ADAPTADA: DEPOIS DE LONDRES IVO ROCHA TRABALHA PARA SUBIR NO “RANKING” E CONQUISTAR LUGAR NOS JOGOS PARAOLÍMPICOS “TÓQUIO 2020”!

O nadador da equipa de natação adaptada da Feira Viva, Ivo Rocha, é um dos atletas com resultados desportivos que lhe têm garantido lugar na seleção portuguesa da modalidade, como resultado do seu reconhecido trabalho e dedicação para atingir objetivos individuais e coletivos, assim como do trabalho especializado de um conjunto de técnicos ao serviço do clube Feira Viva, em Santa Maria da Feira, em que se destaca Carla Cardoso, como coordenadora técnica do projeto e treinadora que acompanha toda esta evolução e conquistas desportivas do Ivo Rocha, sobre cujos resultados da sua mais recente prestação ao serviço da seleção nacional no Mundial de Natação Paralímpica (WPS – World Para Swimming), realizado entre 9 e 15 de setembro, em Londres, falou ao nosso jornal.

José Lopes

(texto)

Durante o decorrer do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada em Londres, o atleta do Feira Viva, Ivo Rocha, foi um exemplo de determinação na equipa nacional, em que, mesmo nos momentos mais difíceis, nunca escolheu o caminho da desistência. E mesmo não atingindo os objetivos a que se propôs, como viria a reconhecer na sua página do facebook, uma vez que, o 9.º lugar na eliminatória, alcançado na sua primeira prova no dia 9 de setembro, e no dia seguinte nos 200m livres, em que terminou em 10.º lugar, ficando assim aquém do seu melhor. No entanto, no conjunto dos resultados deste nadador, acabou por se destacar com três recordes nacionais, marcas de superação que, perante a classificação geral neste Mundial em Londres que não correspondeu aos objetivos para que trabalhou afincadamente, acabariam por deixar Ivo Rocha mais motivado a não desistir de lutar por um lugar nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, ainda que para tal tenha de melhorar o seu posicionamento no ranking.

Para conhecer melhor esta caminhada exemplar do atleta internacional Ivo Rocha, e a importância do projeto Feira Viva no desenvolvimento e promoção da natação adaptada que incentiva jovens a percorrerem caminhos da alta competição, que vêm sendo referencia e motivação para os jovens praticantes da modalidade. O Etc e Tal jornal ouviu Carla Cardoso, coordenadora técnica do projeto de natação adaptada do clube Feira Viva e treinadora de campeões como Ivo Rocha, atleta que esteve entre os melhores de 2019 ao receber a Distinção honorífica – Medalha de Ouro na Gala da Natação 2019, da Federação Portuguesa de Natação, pelo seu desempenho nas competições internacionais.

Carla Cardoso, como técnica muito presente na participação desportiva dos seus atletas, partilhou-nos alguns elementos de balanço e objetivos que continuam a ser prosseguidos pelo nadador Ivo Rocha tanto em representação da equipa Feira Viva como da Seleção Nacional, nomeadamente Tóquio 2020.

Que balanço se faz da prestação do Ivo Rocha em Londres, tendo presente os importantes resultados obtidos, como os 3 recordes nacionais?

“O WPS Londres 2019 foi realizado numa piscina fabulosa onde se realizou os Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Mais uma vez (aconteceu no Campeonato do Mundo no México 2017) foi um Campeonato do Mundo realizado fora das datas previstas inicialmente o que levou, mais uma vez, à alteração de todo planeamento desportivo do Ivo até setembro, foram 12 meses de trabalho de preparação intensa “non stop”!

O trabalho é sempre realizado para que a superação aconteça nos momentos competitivos mais importantes da época, como foi o WPS Londres 2019, como tal este objetivo foi cumprido com o alcance dos recordes nacionais nas provas de 50m Mariposa, 50m Costas e 100m Livres por parte do Ivo Rocha”.

Estes resultados ultrapassaram as expetativas ou os objetivos eram mais ambiciosos?

“Os objetivos eram mais ambiciosos. A prova mais importante da carreira desportiva do Ivo Rocha são os 100m Bruços e ocorreu no primeiro dia do WPS. Foi realizada dentro dos mínimos de qualificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, porém fora do objetivo inicialmente delineado. O tempo realizado foi o da 9ª posição não permitindo o acesso à final e não conseguimos a superação de baixar o tempo recorde nacional”.

Que próximos objetivos estão em preparação? Japão?

“Neste momento preparamos um pico de forma para o campeonato nacional que será realizado em Rio Maior no último fim-de-semana em janeiro e o Campeonato Europeu WPS no Funchal em maio, que são provas de acesso e de seriação de nadadores para Tóquio.

A participação do Ivo Rocha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, não depende somente da prestação desportiva do Ivo Rocha pois existem cotas de participação dadas pela organização internacional a cada país.

Neste momento o Ivo encontra-se na 9ª posição do Ranking Mundial e o nosso objetivo é que ele consiga superar-se, melhorar o seu tempo de forma a subir no ranking para ficar numa posição mais confortável com o intuito de poder ser um nadador opção na cota de representação do País para os Jogos de Tóquio 2020”.

Que papel determinante para estes sucessos desportivos tem tido o projeto Feira Viva?

“Hoje em dia qualquer situação vive do mediatismo dramático ou do sucesso.

Pelos resultados alcançados, fruto da dedicação, da persistência e da cumplicidade da equipa de trabalho com os nadadores, conseguimos transmitir confiança, superação, felicidade, reconhecimento na sociedade e isso é bom para o projeto”.

ivolondr(06)-nov19

Que próximas provas desportivas se destacam para o Ivo no calendário nacional para continuar a representar a seleção nacional?

“- Torneio Regional do Norte na Piscina da Póvoa do Varzim a 7 e 8 de Dezembro

– Open natação adaptada em Coimbra a 18 de janeiro

– Campeonato nacional de inverno em Rio Maior a 25 e 26 de janeiro pela seleção

– Estagio em Sierra Nevada de 9 a 30 de março

– Meeting de Sheffield no Reino Unido de 7 a 13 de Abril

– Campeonato da Europa de natação WPS 12 a 24 de maio no Funchal”

Que palavras finais para a importância da aposta na natação adaptada?

“A natação adaptada do Feira Viva tem como principal propósito dotar os atletas de uma forte vocação competitiva, baseada na formação e dedicação, dando a todos a oportunidade de desfrutar da emoção do desporto e da alta competição, aos mais elevados níveis, nacional e internacional.

Este projeto motiva os atletas, dando-lhes a oportunidade de demonstrar as suas capacidades, independentemente das limitações de cada um.

Promove o reconhecimento social das pessoas com défices pelas capacidades e não pelas incapacidades!”

Fotos: Feira Viva/facebook

01nov19

 

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.