Localizada na Rua 5 de Outubro, a PhysioClinic vai prestar serviços de Fisioterapia Avançada e nasce com o objetivo de ajudar atletas de alta competição a colmatarem as suas necessidades de tratamento de lesão, de manutenção durante as épocas desportivas e de melhoria da performance.
O projeto resulta da união de esforços de dois dos mais destacados fisioterapeutas nacionais em fisioterapia invasiva – Tiago Silva e Marcelo Pereira -, que por via de uma parceria com a Prim, conceituada marca espanhola e líder mundial no desenvolvimento de equipamentos de alta tecnologia na área da saúde, traz para o Porto a primeira câmara de oxigenação hiperbárica individual do país.
“Esta é a primeira unidade de fisioterapia associada à Prim, não só em Portugal, mas em todo o mundo. Trata-se de um projeto pioneiro que nos vai permitir aceder a tecnologia de ponta. Em muitos casos, a utilização da câmara hiperbárica possibilita diminuir o tempo de recuperação de lesões para menos de metade do que seria o tempo de recuperação normal”, realça o fisioterapeuta Tiago Silva.
O mesmo responsável adianta que “não invalidando o tratamento de qualquer outra pessoa, os serviços da PhysioClinic destinam-se, sobretudo, a desportistas. Vamos trabalhar com técnicas de Terapia Manual avançadas e também com técnicas ecoguiadas em que teremos sempre o contributo de um ecógrafo nas consultas, o que nos permite perceber se o problema é realmente físico ou sistémico”.
Já o fisioterapeuta Marcelo Pereira considera que “a medicina hiperbárica é uma terapia que vem revolucionar a fisioterapia atual. O facto de podermos aumentar a percentagem de hemoglobinas no sangue até 6,3% aumenta a oxigenação, conduzindo a que todas as células que têm dificuldade em regenerar sejam melhor alimentadas. Como tudo aquilo que é uma lesão apresenta sempre um défice de oxigenação, um aumento da inflamação, com a câmara hiperbárica conseguimos melhorar todas essas componentes, diminuindo o tempo de recuperação de forma drástica”.
Além dos serviços à disposição de desportistas, que visam permitir um melhor controlo da evolução dos atletas durante os picos de atividade das épocas desportivas, diminuindo o risco de lesão e, durante a lesão, tornar o return to play numa tarefa delineada num patamar acima do que é encontrado no panorama atual da reabilitação e da performance, a PhysioClinic vai anda dispor de serviços de osteopatia pediátrica, podoposturologia, pilates clínico, exercício clínico, naturopatia, entre outros.
Texto e foto: News@Work / EeTj
01out19