Menu Fechar

CÂMARA DO PORTO ASSUME GESTÃO DO “FUNICULAR DOS GUINDAIS” E DO “ELEVADOR DA LADA”

O Executivo Municipal aprovou, no passado dia 11 de novembro, a concessão da operação e manutenção do Funicular dos Guindais e do Ascensor da Ribeira do Porto (conhecido como “Elevador da Lada”), pelo valor de 2,17 milhões de euros. O investimento enquadra-se na estratégia municipal de promoção do uso de meios de transporte coletivos suaves e menos poluentes.

No final de junho, a autarquia deliberou reassumir a gestão destes dois equipamentos, com o objetivo de os enquadrar num sistema integrado de ligações mecanizadas entre a cota alta e a cota baixa do Centro Histórico, “potenciando desta forma a acessibilidade, a mobilidade e a fixação da população residente nestas zonas da cidade”, refere a proposta assinada pela vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.

Por outras palavras, a decisão permitirá envolver a Ribeira na rede dos percursos pedonais assistidos, que está a ser desenvolvida em três locais em Miragaia, onde a construção já decorre, nas Virtudes e nos jardins do Palácio de Cristal.

Além disso, este investimento superior a dois milhões de euros, a repartir entre 2019 e 2022, vai conferir maior eficácia e efetiva complementaridade entre o Funicular dos Guindais e o Elevador da Lada, com ganhos de escala e de adequação às necessidades das populações locais.

O vencedor do concurso público lançado pela autarquia foi a empresa LIFTECH S.A, que fica com a concessão da operação e manutenção pelo prazo máximo de três anos, como determina o contrato.

A deliberação do Executivo de Rui Moreira, que recebeu a abstenção da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, não é alheia à proximidade do fim do contrato de operação e manutenção do Funicular do Guindais com a empresa Metro do Porto.

Já o Ascensor da Ribeira do Porto, está atualmente em operação pelos serviços internos da Câmara do Porto, com o apoio da empresa municipal Domus Social, uma situação que também para o Município carecia ser revista.

Texto: Porto. / EeTj

Foto: Arquivo EeTj

01dez19

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.