Menu Fechar

Exposição (aguarelas) “Júlio Resende – Completa Serenidade” no Lugar do Desenho, até ao dia 10 de dezembro

O Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende expõe, na sua Sala do Acervo, até 10 de dezembro de 2019 da exposição “Júlio Resende — Completa Serenidade.

Ao longo da década de 80, Júlio Resende realizou uma série de aguarelas nas suas deslocações à cidade alemã de Korntal, na região de Estugarda. Esta exposição apresenta essas aguarelas e alguns desenhos, datados de 1980 a 1989. Com ela celebram-se os 26 anos do Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende.

Quer nos apontamentos circunstanciais do quotidiano, quer na paisagem se propõe um registo intimista, porque também a floresta é vista a partir do seu interior, num desinteresse pela linha do horizonte. As idas à Alemanha eram motivadas pela visita à filha, Marta, e ao neto, Daniel, havendo, portanto, um contexto familiar que enquadra esta produção. Esta situação manifestou-se no título de um breve texto que o artista escreveu sobre este ciclo: “Uma Casa em Korntal”.

 

Texto e imagem: LD-FJR / EeTj

01dez19

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.