Menu Fechar

“TEDxPORTO” DECORRERÁ NA ALFÂNDEGA (28 DE MARÇO DE 2020) E JÁ TEM TRÊS ORADORES ANUNCIADOS…

Ativista Miguel Duarte, investigador Rui Diogo e jornalista Isabel Canha são os nomes já confirmados. “Inconvencional” é o tema desta edição

No dia 28 de março de 2020, o TEDxPorto regressa à Alfândega do Porto para a sua 11.ª edição. O evento, que na última edição teve lotação esgotada com 1.300 participantes, terá como tema “Inconvencional”. O objetivo é o de partilhar ideias e projetos bem-sucedidos que tenham fugido ou contornado regras, hábitos e convenções e criado soluções disruptivas, fomentando novos comportamentos em prol do desenvolvimento da sociedade.

É precisamente a partir deste mote que o TEDxPorto anuncia hoje os três primeiros nomes confirmados para a edição do próximo ano: o ativista Miguel Duarte, o investigador Rui Diogo e a jornalista Isabel Canha. Os bilhetes para o TEDxPorto já estão disponíveis.

Miguel Duarte: a catástrofe do Mediterrâneo vivida na primeira pessoa

Miguel Duarte é um jovem ativista português. É voluntário em vários campos de refugiados na Grécia e na Turquia e esteve envolvido na criação do coletivo HuBB – Humans Before Borders, uma plataforma de comunicação e de luta pelos direitos humanos. Foi tripulante do navio “Iuventa”, tendo participado no resgate de milhares de pessoas no Mediterrâneo. Por essa razão, como outros trabalhadores humanitários, é alvo de uma investigação por auxílio à imigração ilegal em Itália.

No TEDxPorto, Miguel Duarte dará a conhecer a realidade vivida no Mediterrâneo e de como, na sua opinião, as entidades governativas e a sociedade podem terminar com esta catástrofe humanitária.

Rui Diogo: A poligamia é um conceito masculino?

O investigador português Rui Diogo é um dos nomes mais conceituados na área da biologia. É membro da Associação Americana de Anatomistas, professor associado na Howard University College of Medicine e membro do Center for the Advanced Study of Hominid Paleobiology da George Washington University. Tem vindo a ser distinguido com vários prémios, sendo autor e coautor de mais de 100 papers em meios como a Nature. Conjugando dados científicos de medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia, Rui Diogo vai questionar o mito machista infundado – mas ainda tão recorrente na nossa sociedade – de que os homens têm uma tendência maior para ter várias parceiras, enquanto as mulheres têm uma tendência mais monogâmica. Será mesmo assim?

Isabel Canha: a experiência de mulheres em cargos de chefia

Ao longo de 30 anos de carreira no jornalismo económico e feminino, a ex-diretora da Cosmopolitan e da Exame e cofundadora do site Executiva.pt entrevistou dezenas de mulheres de negócios. No TEDxPorto vai partilhar o que pensam, sentem e sabem as mulheres no topo do poder económico em Portugal. Isabel Canha é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e possui uma extensa formação complementar em gestão, finanças, marketing, liderança e jornalismo. É autora do livro “As Mulheres Normais têm Qualquer Coisa de Excepcional”, editado em 2009 pela Bertrand. É ainda coautora de cinco livros, entre os quais “Memórias de Executivas” e “Lições de Liderança de CEO Portuguesas”.

Desde 2010, o TEDxPorto já conta com mais de 11 mil participantes e 190 oradores, tendo apresentado ao público histórias e projetos inspiradores que têm vindo a transformar o mundo, como é o caso do ColorAdd ou da associação Vencer Autismo. No Porto, o evento assume-se como um momento incontornável na programação cultural da cidade, sendo um dos maiores TEDx do mundo, num universo de mais de 5.500 eventos que se realizam anualmente em cidades como Paris, Sydney, Tóquio ou Nova Iorque.

Texto e fotos: Central de Informação / EeTj

Foto destaque: pesquisa Google

01dez19

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.