Menu Fechar

“PRÉMIO INTERNACIONAL DE PIANO” REALIZADO EM COIMBRA DISTINGUE JAPONÊS MIKU IZAWA

Foram quatro os jovens japoneses que viram o seu talento premiado na final do V Encontro Mundial de Piano de Coimbra, um evento organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV) que, ao longo de uma semana, fez de Coimbra a capital da música.

O marcado sucesso que a quinta edição do Coimbra World Piano Meeting registou, evidenciou-se na crescente afluência de participantes (mais de 100 jovens inscritos de 20 nacionalidades) e, ainda, na forte adesão do público aos concertos realizados entre Coimbra, Figueira da Foz e Sardoal.

O galardão atribuído no âmbito do evento – o Prémio Internacional de Piano Figueira da Foz – distinguiu, este ano, vários talentos japoneses. O primeiro prémio foi para Miku Izawa (Japão); o 2.º prémio (Ex aequo) para Monika Ruth Vida (Hungria) e Yuka Inoue (Japão). Em 4.º lugar ficou Yuta Tenkatsu (Japão) e em 5.º lugar Mikael Loponen (Finlândia). Haruka Ugaji (Japão) ganhou o Diploma de Mérito.

“Sinto-me muito honrada em receber o primeiro lugar do Prémio Internacional de Música Figueira da Foz atribuído no âmbito do V Coimbra World Piano Meeting. Na prova final, toquei o concerto de piano de Beethoven n.º 4 com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro e foi uma experiência muito gratificante para mim. Estou eternamente grata pelo apoio de todos, da professora Ayami Ikeba e da Academia Aquiles Delle Vigne”, afirmou Miku Izawa.

De acordo com Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia A2DV, “a quinta edição do Coimbra World Piano Meeting superou as expectativas da organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. Este ano, conquistámos uma maior afluência de participantes e uma maior adesão do público aos concertos que promovemos. Do ponto de vista artístico, tivemos concertos de primeira qualidade segundo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos. É muito gratificante assistir ao crescimento e consolidação deste evento mundial que, ao longo de uma semana, faz de Coimbra a capital mundial da música.”

Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” – referenciada como uma das melhores escolas da Europa -, procura a “verdade da música” e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência Compromisso, Rigor e Reconhecimento fazem parte do ADN da Academia fundada por Aquiles Delle Vigne, conceituado pianista e considerado um dos melhores professores de piano do mundo.

 

Texto e foto: Comunicar-se / EeTj

01mar20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.