Sentada na minha mesa de trabalho enfrente ao computador comecei a escrever sobre uma reflexão sobre a igualdade de trabalho entre homens e mulheres. Porque a maioria dos chefs de cozinha são homens? Por que será que as estrelas Michelin são sempre atribuídas a homens! Quando há também excelentes Chefs de cozinha de grandes restaurantes que são mulheres que enfrentam o preconceito estabelecido e provam a sua grande competência.
No entanto, as mulheres são sempre associadas à cozinha e às panelas de uma forma depreciativa. Se um homem diz que lá em casa quem cozinha é ele, logo é olhado de lado. Quando toca a gastronomia criativa, encarasse logo como profissão maioritariamente de homem. Para contrariar este preconceito temos o “grande” caderninho da Avó Júlia, com uma receita ótima para festas e lanches de fim-de-semana.
PETISCO DE FRANGO
Grau de dificuldade fácil
Custo económico
Tempo preparação 60 minutos +/-
Número de peças 12
Ingredientes
Vamos começar pela massa
300ml de água
1 caldo de galinha (desfeito num pouquinha da água)
3 colheres (sopa) de óleo
Farinha 55 – 300gr +/-
Sal ( atenção que o caldo já tem sal)
Casca de limão
Preparação
Num tacho fundo, coloque a água toda (e também onde desfez o caldo), o óleo, casca do limão.
Assim que a água ferva em cachão retira-se rapidamente o tacho para o lado e de uma só vez deita-se a farinha dentro. Mistura-se energicamente para não embolar com uma colher de pau e leva-se novamente ao calor, que desta vez deve ter o calor mais reduzido, batendo a massa sem parar até que ela se despegue do fundo do tacho (se estiver muito peganhenta deite um bocadinho mais de farinha, por vezes as farinhas não são iguais) Esta operação tem por fim tirar toda a humidade à massa.
Assim que a massa se apresentar bem sequinha e com um aspeto de bola retira-se do calor. Deita-se sobre a mesa e trabalhasse até arrefecer. Deixe descansar durante 20minutos.
Se calcular que não lhe chega para preparar o frango, embrulhe-a em filme para não secar e continue a trabalhar.
Ingredientes
Frango 12 cubinhos
12 Fatias de Bacon
1 limão – Sumo
6 Paus (de churrasco) partidos ao meio
Pau ralado (para panar, pode ser do que tem ervas misturadas)
Óleo para fritar
Corte o peito de frango em cubinhos +/- de 2,5×2,5 cm.
Regue-os bem com o sumo do limão.
Coloque a tira de bacon e enrole o cubinho na mesma, espete o palito deixando de fora uma só pontinha do pau.
Depois de ter feito o mesmo a todos. Num tachinho bem alto, deite o óleo e quando estiver bem quente (se meter uma colher de pau no óleo e ele borbulhar está bem quente) fritar em calor brando o preparado anterior, até ficarem douradinhos. Retire e coloque numa folha de papel de cozinha dobrada para retirar o excesso de gordura.
Da Massa preparada anteriormente retiram-se pequenas porções e com o rolo da massa faça uma roda pequena não muito grossa, (como se fosse para um rissol) espeta no meio o palito com o preparado de frango e bacon e molda-o como se fosse uma pêra, retira com os dedos a restante massa e dá mais um jeitinho para ficar lisinho.
Depois de todas prontas vai a panar da seguinte maneira:
Passa rapidamente numa vasilha com água e depois, por pão ralado, molde bem, e vai a fritar no óleo do preparado anterior, até ficar lourinho. Ficam sequinhos.
É uma delícia!
Há quem goste de pôr uma colher de Maizena na água, a avó Júlia usava só água, e eu também.
O fato de o palito ser grande é próprio para pegar com a mão, numa festa.
Dica: Faça um pouco mais e congele, depois é só fritar ainda congeladas. Podem ficar no congelador por 3 meses, ficam sempre ótimas.
Bom Apetite!
Carmen Navarro
(texto e fotos)
01mar20