Menu Fechar

“PORTO DE CONHECIMENTO” – CÂMARA MUNICIPAL E INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR ATRIBUEM 63 BOLSAS DE ESTUDO EM VÁRIOS CURSOS

As bolsas de estudo “Porto de Conhecimento” estão de regresso pela décima edição consecutiva. Depois o programa ter sido revitalizado, sobretudo com a associação de mais instituições de ensino superior ao projeto, a iniciativa é agora lançada para o ano letivo de 2020/2021, tendo em vista apoiar a prossecução dos estudos de jovens em situação de fragilidade económica. Há 63 bolsas de estudo disponíveis, em diversas instituições de ensino superior privado, parceiras do Município do Porto. Saiba como concorrer.

O programa visa promover a capacitação e qualificação do potencial jovem e a sua fixação ao território, como estratégia de renovação do tecido social. A iniciativa partiu da autarquia que, neste processo, agremiou o interesse e disponibilidade de participação de 12 instituições de ensino superior privado universitário e politécnico.

No processo de candidaturas será dada preferência aos munícipes do Porto, mas os residentes de fora da cidade também podem candidatar-se, desde que frequentem uma escola sediada no concelho do Porto, pública ou privada, de acordo com a informação que consta dos Termos e Condições de atribuição das bolsas. Aliás, este ponto foi melhorado dado que anteriormente o programa apenas se dirigia a jovens moradores na cidade.

No ano letivo 2020/2021 estão disponíveis 63 bolsas de estudo: 43 para a frequência de licenciatura, 10 para a frequência de mestrado, 9 para a frequência de curso técnico superior profissional (CTSP) e 1 para a frequência de mestrado integrado. O valor e a abrangência das bolsas de estudo são variáveis de instituição para instituição.

Também a amplitude das áreas de estudo é significativa. Das Engenharias à área da Economia, passando pelo Direito ou por cursos ligados às ciências humanas e sociais, entre outras, o leque de possibilidades da candidatura é extenso.

Nesta décima edição, aprovada por unanimidade em reunião de Executivo Municipal realizada no início desta semana, são parceiras da Câmara do Porto cinco instituições ensino superior universitário, nomeadamente a Universidade Católica Portuguesa – Porto; Universidade Fernando Pessoa; Universidade Lusíada – Norte; Universidade Lusófona do Porto; e Universidade Portucalense Infante D. Henrique. O programa conta ainda com a adesão de sete instituições de ensino superior politécnico, designadamente a Escola Superior Artística do Porto; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Escola Superior de Saúde de Santa Maria; Instituto Superior de Administração e Gestão; Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo; Instituto Superior de Serviço Social do Porto; Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto.

Os interessados devem preencher a Ficha de Candidatura onde os candidatos são convidados a indicar três opções preferenciais, que podem ser em diferentes cursos e em distintas instituições de ensino superior parceiras. Está ainda disponível um documento estruturado de perguntas e respostas, que poderá ser útil neste processo.

Depois de devidamente preenchida, os candidatos devem proceder ao envio da Ficha de Candidatura às bolsas de estudo Porto de Conhecimento através do email educacao@cm-porto.pt, até ao dia 23 de agosto.

 

Texto: Porto. / EeTj

Foto: Miguel Nogueira (Porto. – out19)

01jul20

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.