Menu Fechar

“Alma”, com texto e encenação de Tiago Correia, percorre o País com jovem elenco que já se estreou na Guarda

Só. Desanimado. Incompreendido. Assim se encontra um rapaz, que se vê perante a impossibilidade de se mover após um acidente. Mas como é que ele foi ali parar?

Alma, espetáculo que estreou no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, no passado dia 25 de setembro,, propõe uma reflexão sobre a perda, o luto, a solidão, a importância e o papel da família, a violência do primeiro amor, as grandes amizades, a transmissão de valores entre gerações. Com texto original de Tiago Correia – distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), em 2018, com o Grande Prémio de Teatro Português – a produção própria da estrutura A Turma ganha agora vida pelas mãos de um jovem elenco.

É por entre desabafos, silêncios, gritos e omissões que a verdade é desvendada. A “linguagem tão coloquial quanto poética” aliada à “autenticidade surpreendente” das personagens de «Alma» convida à vivência de um período especialmente conturbado da vida do jovem. As visitas do amigo, da namorada e de uma desconhecida vão revelar a verdade sobre as relações, colocar à prova a confiança na amizade e no amor e questionar a futilidade do novo mundo contemporâneo, tão propenso a relações virtuais e ambíguas.

Destacando-se pela aposta num elenco mais jovem, composto por Bernardo Gavina, Inês Filipe, Rafael Ferreira e Telma Cardoso, a peça resulta de uma coprodução com o Teatro Nacional São João e Teatro Virgínia. O espetáculo é para maiores de 14 anos e o preço dos bilhetes é de 5 euros.

Em outubro, a peça vai ainda apresentar-se no Theatro Circo, em Braga, entre os dias 9 e 10, e no Teatro Virgínia, em Torres Novas, a 17 de outubro. “Alma” avança depois para uma digressão nacional, passando por Viana do Castelo (Teatro Sá de Miranda, 14 de novembro), Ponte de Lima (Teatro Diogo Bernardes, 20 de novembro), Porto (Teatro Carlos Alberto, 26 a 29 de novembro) e Caldas da Rainha (Teatro da Rainha, 21 e 22 de maio de 2021).

 

Texto: Central de Informação / Etc e Tal jornal

Foto: Pedro Figueiredo

01out20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.