Menu Fechar

Bacalhau no Forno com Broa… à minha moda!

Os portugueses conhecem 1001 formas de cozinhar bacalhau. Este, que trago hoje, é à minha moda, bacalhau no forno com broa é uma especialidade que a todos muito agrada.

O bacalhau tem uma longa história na alimentação dos portugueses, somos o povo que no mundo mais bacalhau consome. A forma como é tratado é única, daí o paladar extremamente agradável.O bacalhau foi sempre o alimento levado nos navios nas Descobertas e no interior do país foi muito apreciado pois não se estragava e assim a imaginação criou as famosas mil receitas de cozinhar bacalhau.

Há registo das aventuras dos pescadores de bacalhau, na Terra Nova já no século XVI é uma longa história épica e dramática de coragem e dureza, a vida destes homens ao longo de seis meses, que era o tempo que durava cada campanha, que se estendia de abril a novembro de cada ano. O trabalho destes homens era de uma dureza extrema, onde o mais elementar não existia. Sem condições de higiene e salubridade e a jornada estendia muitas das vezes em 20 horas de trabalho.

Será entre os anos 30 e 70 do século XX que a nossa presença será mais intensa.

Foto: pesquisa Google

O bacalhau é um alimento que se conserva bem. De preferência guarde-o embrulhado e protegido num saco de plástico dentro da gaveta baixa do frigorífico.

O bacalhau contem ómega-3, que contribui para diminuir o LDL (o mau colesterol) e para aumentar o HDL (o colesterol bom). Além disso é importante na prevenção e controlo de doenças cardiovasculares, cancro, aterosclerose e doenças inflamatórias. O bacalhau também é fonte de ómega-6, um ácido gordo essencial para o sistema imunitário. Além disto ainda fornece, lípidos, proteína, sódio, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, ferro e zinco.

Nunca se esqueça de demolhar bem o bacalhau em água sempre fria, para lhe retirar o sal. O tempo mínimo de demolha deve ser de 24 horas; se ele for da parte do lombo, postas mais grossas pode necessitar de 48horas.

Vamos agora ao nosso bacalhau com broa de milho no forno…

Dica: O bacalhau para lhe ficar mais económico, pode adquirir uma embalagem de badanas, uma vez que é para desmanchar.

Grau de dificuldade: fácil

Custo: económico

Tempo preparação, cozedura e fritar: 1,30 minutos    

Ingredientes

4 Pessoas

Bacalhau – 600 gr.

800 gr. de batata

1 – Broa de milho cerca de 200gr (Só o miolo desfeito)

2 – Cebolas

½ – Alho francês

6- Dentes de alho

1 – Chávena peq. de (chá) de azeite

1 – Folhas de louro (Sem o veio)

!/2 – Pimento Vermelho

Óleo para fritar as batatas

Azeitonas pretas (sem caroço)

pimenta/sal ( se necessitar)

Um raminho de salsa e coentros picados

250 gr,- queijo ralado Mozzarella para gratinar. ou outro (Cuidado o Cheddar tem um sabor mais forte)

Preparação

Coza o bacalhau por 10/15 minutos

Limpe o bacalhau de espinhas e peles e desmanche – o um pouco e reserve.

Corte as batatas em rodas um pouco mais grossas (cerca de ½ centímetro) dê uma entaladela na água de cozer o bacalhau, escorras as batatas para depois fritarem num óleo não muito quente para ficarem clarinhas e cozidas.

Num tacho deite o azeite, parta as cebolas, o alho francês, os alhos em rodelas. a folha de louro e o pimento em bocadinhos pequenos . Deixe refogar um pouco, lentamente, até a cebola ficar transparente.

Junte o bacalhau e envolva tudo e deixe apurar um pouco o bacalhau (não mexa muito para o não desfazer) retifique se necessita de sal e junte a pimenta a seu gosto, pode juntar um pouquinho da água de cozer o bacalhau para não ficar muito seco. Reserve.

Vá fritando as batatas e coloque num papel absorvente para lhes retirar um pouco do óleo.

Desmanche a o miolo da broa de milho, junte-lhe a salsa e os coentros picados.

Ligue o forno a 180º

Unte com margarina ou manteiga um recipiente de pyrex ou refratário e coloque no fundo metade das batatas, por cima metade da broa com a salsa e os coentros, (fica ao seu gosto por +/- broa).

Por cima o preparado do bacalhau todo, espalhe as azeitonas e a restante broa, a terminar a outra metade das batatas fritas.

Por cima espalhe o queijo Mozzarella e vai ao forno a gratinar.

Enfeite com azeitonas salsa e coentros.

Sirva com uma salada mista

 

Bom Apetite!

 

Carmen Navarro

(texto e fotos)

 

01out20

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.