Menu Fechar

Dia Internacional da Música, que hoje (01out20) se comemora, celebra-se com concerto no Coliseu! “De Mozart a Beethoven” destaca a presença do clarinetista Carlos Ferreira

Hoje, dia 1 de outubro, celebra-se o Dia Internacional da Música, e o Coliseu Porto Ageas integra as celebrações com o concerto “De Mozart a Beethoven“, que marca o regressa à cidade natal, como solista, do clarinetista portuense Carlos Ferreira.

Num concerto que vai contar com obras de dois dos maiores compositores de sempre, interpretadas pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, destaca-se a presença no clarinete de Carlos Ferreira, músico nascido no Porto em 1993.

Carlos Ferreira ocupou o lugar de clarinete principal na Orchestre National de Lille e também na Orquestra Filarmónica de Londres. Dos muitos prémios que já soma na sua carreira, destaca-se o segundo lugar no prestigiado Concurso Internacional de Música alemão ARD, em 2019. Com um percurso internacional em ascensão, é atualmente solista na Orchestre National de France.

O programa arranca com o “Concerto para Clarinete”, uma das últimas obras escritas por Mozart. Segue-se a “Sinfonia Eroica”, a terceira e uma das mais celebradas sinfonias de Beethoven, que a dedicou inicialmente a Napoleão Bonaparte, como resultado da sua simpatia pelos ideais humanistas e democráticos da Revolução Francesa. Uma epopeia musical histórica, dedicada aos ideais da liberdade e igualdade.

A sessão marcada para o Coliseu Porto Ageas decorre num ambiente informal, alegre e descontraído, com o maestro Osvaldo Ferreira a abordar diversas curiosidades sobre Beethoven e Mozart: será que alguma vez se conheceram? O que os liga musicalmente? E porque é que Beethoven retirou a dedicatória de “Eroica” a Napoleão Bonaparte? Será uma noite de celebração do poder da música, bem como do regresso a casa de Carlos Ferreira e dos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.

O espetáculo dedicado ao Dia Internacional da Música, com início marcado para as 21h30  (a abertura de portas acontecerá uma hora antes). Os bilhetes custam entre 5 e 9 euros e estão à venda na bilheteira do Coliseu Porto Ageas, Ticketline e locais habituais.

 

Texto e foto: Porto. / Etc e Tal jornal

 

01out20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.