Menu Fechar

Diga Não ao Desperdício! Receitas com sobras de alimentos…

Grande parte do desperdício alimentar começa nas nossas casas, vamos aproveitar as sobras daquele arroz do almoço, bocadinhos de carne, peixe e legumes e os seus talos, cascas de batata e mais, e com eles fazer pratos saborosos e saudáveis. Tudo se aproveita é só necessário um pouco de imaginação.

Conhecer algumas receitas de aproveitamento ajuda a gerar menos desperdício economiza algum dinheiro, e evita uma tão grande emissão de gases de efeito de estufa que contribuem para o aquecimento Global, semelhante aos que os transportes públicos emitem. Só evitando o desperdício podemos ter um planeta mais sustentável. Vamos contribuir para o desperdício zero.

– Comece por verificar a data de validade dos alimentos quando os compra.

-Faça uma lista de compras, ajuda a adquirir só o necessário.

– Use primeiro as frutas mais maduras, tanto em saladas como em compotas, também fazem ótimos batidos, as maçãs pode assar, ou cozer no sumo de uma laranja, sem açúcar serve de acompanhamento. (muito bom).

– Use primeiro os legumes mais antigos, se vê que não vai usar corte, lave-os, use a técnica de branqueamento, coloque em saquinhos nas doses que vai usar e guarde-os no congelador.

– Os Legumes que forem para ir para o frigorífico higienize bem seque -os e guarde em sacos fechados hermeticamente, para não produzirem bactérias.

– Os talos dos verdes dão ótimas sopas e cortados miudamente podem ser estufados.

– A alface pode ser congelada para a sopa. Use-a ainda congelada.

– As cascas da batata também se aproveitam, fazem deliciosas entradas, ou mesmo para acompanhar a refeição.

– As cascas do limão ou das laranjas fazem deliciosos chás.
– As cascas da cebola, assim como as cascas da banana dão, ótimos fertilizantes para as suas plantas.

– Quando termina a refeição não se esqueça de imediato guardar os restos da refeição em caixas que fechem hermeticamente, e guarde no frigorífico, para assim evitar o desenvolvimento de bactérias.

Atenção: conservas enlatadas ou em vidro, depois de abertas devem ser consumidas, se for guardar, nunca o faça na lata, use uma caixa para o efeito e consuma no prazo máximo de três dias.

-Manteiga e Margarina aguenta-se até três meses no frigorífico por ser uma gordura. Pode acontecer é aparecer uma película amarela escura, mas é só raspar essa camadinha e está pronta a usar.

– Se comprou carne guarde-a logo no frigorífico, bem embalada, ela tem a duração de dois dias, ou então guarde-a em doses no congelador.

– O vinho depois de aberto deve ser consumido, se por acaso lhe sobrou, ele oxida e já não tem o mesmo sabor, não deite fora, aproveite para cozinhar, se não o vai utilizar tão cedo, não faz mal. Deite-o numa cuvete e congele, assim estará sempre pronto para introduzir nos seus cozinhados.

Dica: Neste tempo de Covid, lembre-se que quando chega das compras com as suas embalagens, passe-lhes um pano humedecido em lixivia.

Vamos a umas receitinhas:

TROUXINHAS DE RESTOS (pode ser carne, peixe ou legumes)

Ingredientes

8 – Folhas de arroz para a massa

2 – Tomates (pode ser concentrado)

1 – Cebola

4 – Alho (dentes)

4 – frango

¼ – Courgette

¼ – Alho francês

1dl -Vinho branco

1dl – Azeite

1 – Ovo

6 – Azeitonas descaroçadas e picadas ou alguns cogumelos picados

Sal

Pimenta

1 – Raminho de salsa e coentros

Preparação

-Numa sertã, aloure em azeite o alho, o alho francês, a cebola picados, e o tomate cortado em cubos. (ou o concentrado depois de os ingredientes estarem louros). Adicione o vinho branco, o frango (ou a carne, ou peixe, ou os legumes) desfiado e as azeitonas e os cogumelos, picados. ( e gostar) Deixe apurar. Por último, coloque salsa picada e tempere com uma pitada de sal e pimenta a gosto.

-Prepare a massa: Num recipiente largo coloque aproximadamente um dedo de água. Coloque uma folha de arroz submersa na água durante cerca de 30 segundos.

Retire, estenda a folha sobre um pano de cozinha e retire a água em excesso.

-Coloque a folha sobre uma forminha de metal. Disponha uma dose do recheio no centro da folha de arroz. Tape o recheio com as abas da folha, em forma de trouxa, pincele com ovo batido.

-Leve as trouxinhas ao forno, a uma temperatura branda, até que fiquem douradas.

CASCA DE BATAT FRITA (pode ser um aperitivo)

Ingredientes

-Cascas de batata

-Sal – Pimenta

-Óleo para fritar

Preparação

-Lave muito bem as cascas.

-Escorra e enxugue num pano de cozinha, tempere com sal e pimenta.

-frite-as em óleo quente até ficarem douradinhas e secas.
-Pode servir com maionese de limão, ou ketchup ou outro molho do seu agrado.

-Acompanha também a refeição.

-As cascas da batata-doce também são ótimas!

Delicia!

HAMBÚRGUER DE ARROZ E CENOURA

Ingredientes

2- Chávenas de sobra de arroz cozido

1-Chávena de cenoura ralada bem fina

1-Cebola pequena (pode ser a roxa)

1-colher de sopa de salsa picada (pode por um pouco coentros ou orégão, se   gostar)

1/4- De chávena de farinha de trigo 55

1 – Ovo

-Sal e pimenta a seu gosto

-1 colher de molho de soja – opcional

– Óleo para untar a assadeira

Preparação

– Num recipiente, misture bem o arroz a cenoura e o ovo, junte por último a farinha até que a massa fique no ponto ideal para moldar os hambúrgueres, ou seja, até não grudar mais nas mãos. Caso seja necessário coloque um pouco mais de farinha para conseguir moldar os hambúrgueres com mais facilidade.
– Faça bolas do tamanho que desejar e achate-as para modelar os hambúrgueres com a mão. (se tiver forma própria para moldar, ótimo).

– Coloque numa assadeira untada com óleo e leve ao forno pré-aquecido para assar numa temperatura de 180 º C por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja dourado.
– Após 15 minutos, vire os hambúrgueres com o auxílio de uma espátula para que fiquem assados e douradinhos por igual dos dois lados.

Tem mais duas formas de os cozinhar…

– Na chapa pode grelhar. Unte a chapa com um pouco de azeite para não pegar. Com uma espátula, tem sempre que os voltar.

– Pode fritar os hambúrgueres num bocadinho de óleo. Não fica tão saudável…

 

Vamos aproveitar os alimentos.

A cultura da fartura faz com que porções enormes terminem no lixo!

Bom Apetite!

 

Carmen Navarro

 

 

Fotos : Pesquisa Google

 

01nov20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.