Menu Fechar

Gondomar – Arrancou a construção da Via Estruturante Norte-Sul! Intervenção representa um investimento de cerca três milhões de euros

Arrancaram as Fases A e B da obra de construção do Percurso da Via Estruturante Norte-Sul, aprovada pela Câmara Municipal de Gondomar no passado mês de maio. A intervenção representa um investimento total de 2,9 milhões de euros e deverá estar concluída no prazo de um ano.

Esta é uma via de extrema importância para o Município de Gondomar e para os municípios vizinhos, prevista há mais de 30 anos, uma vez que permite saídas e entradas no concelho em pontos nevrálgicos, evitando o tráfego mais denso na zona urbana.

Na Fase A da obra de construção é feita a ligação à Rua das Donas. Já a Fase B da obra, a qual representa um investimento de quase um milhão e meio de euros, ligará a Rua Padre Joaquim das Neves e a Rua das Covas.

Para além da via rodoviária, a obra contempla a construção de uma via pedonal e de uma ciclovia, bem como, a colocação de equipamentos como iluminação, passeios, bancos e papeleiras.

ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES RECONHECE GONDOMAR COMO “COMUNIDADE PRÓ-ENVELHECIMENTO”

O Município de Gondomar foi galardoado com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, que distingue políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Para esta distinção destaca-se a amplitude das políticas municipais de Gondomar, dirigidas a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no concelho, que visam melhorar e preservar a saúde e a qualidade de vida da população sénior. Estas iniciativas pretendem diminuir o sentimento de solidão e isolamento, aumentar os níveis de autoestima e desenvolver o sentido de cidadania ativa, através da dinamização de atividades de aprendizagem ao longo da vida e ocupação dos tempos livres.

A iniciativa “Comunidades Pró-Envelhecimento”

Apesar de ter sido lançada antes do atual contexto pandémico, a iniciativa torna-se ainda premente, uma vez que reforça a necessidade de se perspetivar as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, visando uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida. Uma Comunidade onde se trabalha de forma sistémica a fim de que o envelhecimento dos cidadãos ocorra com o maior bem-estar e saúde.

 

Texto: Rute Maia (AI CMG)

Fotos: CMG

01nov20

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.