A cidade foi (e bem!) “invadida” por novos mupis, resultado da mais recente campanha lançada pelo Município do Porto, no combate à disseminação do novo coronavírus. As mensagens procuram sobretudo elucidar para a importância da adoção consciente de medidas individuais que, ao serem aplicadas no quotidiano, têm um impacto incomensurável no coletivo.
Pela primeira vez, o Município adota a cor amarela como pano de fundo, abdicando da cor azul da marca Porto., habitualmente utilizada neste tipo de materiais – como foi em abril, aquando do lançamento da primeira campanha institucional sobre a pandemia – na tentativa de, com estes “avisos amarelos”, transparecer a necessidade premente do cumprimento rigoroso das medidas preventivas.
“Kit mãos limpas – Lave as mãos com frequência”, “Mãos à obra – Lave as mãos com frequência”, “Cara de muitos amigos – Cuide de todos, use máscara”, “Está na cara – Use máscara e respeite a etiqueta respiratória, “Eu cá, tu lá – Respeite o distanciamento físico”, são as mensagens ligadas às cinco soluções gráficas que, a partir desta quarta-feira, pode encontrar nos mupis da cidade. Os novos ícones derivam da malha da marca Porto. e foram desenvolvidos pelo Studio Eduardo Aires, do autor da marca.
Numa altura em que a infeção na Europa, no país e no mundo está a recrudescer, o Município do Porto mantém-se atento e vigilante face à evolução da pandemia.
No passado mês de outubro, o presidente da Câmara do Porto escreveu ao presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, Marco Martins, no sentido de concertar medidas para conter a infeção. Entre várias respostas, Rui Moreira propôs a Pousada da Juventude como estrutura de apoio a nível distrital. Para manter a valência, o Município está disponível para garantir um apoio financeiro mensal de 50.000 euros.
Texto: Porto. / Etc e Tal jornal
Fotos: Miguel Nogueira (Porto.)
01nov20