Durante a Reunião de Câmara realizada no passado dia 27 de outubro, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim teve a honra de apresentar aos poveiros um documento abrangente e transversal, preparado ao longo dos últimos meses e que se assume como um desígnio de evolução global e intergeracional da nossa comunidade.
Aires Pereira referiu que este Plano Estratégico 2020-2030 representa uma oportunidade única de definir um caminho de regeneração e fortalecimento da identidade poveira para a próxima década. Com o encurtamento dos ciclos, uma década representa agora uma geração.
Para perceber o tipo de impacto que queremos ter para as próximas gerações temos, então, que definir qual o nível de transformação que pretendemos para os próximos tempos.
Nessa medida, e tendo como referência a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030, refletiu-se sobre um conjunto de eixos prioritários. O documento estabelece compromissos de curto, médio e longo prazo, contando com uma estimativa orçamental global de 217,5 milhões de euros para dez anos. O objetivo é o de fortalecer a política de coesão social e económica desenvolvida ao longo dos últimos anos e, em simultâneo, de projetar uma imagem mais audaz e inovadora para o futuro do concelho.
O presidente da Câmara terminou a apresentação declarando que “a nossa causa é a Póvoa de Varzim e o que importa é termos um caminho partilhado por todos aqueles que se interessam e dão contributos para a nossa vida coletiva”. Para Aires Pereira, o concelho “tem que continuar a ser de todos para todos” e para isso “precisamos de criar condições para que os poveiros possam viver (d)a terra e (d)o mar”. A finalidade hoje e daqui a dez anos é a mesma, isto é, “devolver o concelho às pessoas” e “elevar a Póvoa ao nível 4.0, tornando-a mais global e digital”.
TRABALHOS DE AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL SEGUEM A BOM RITMO
Na tarde do passado dia 22 de outubro, o presidente da Câmara Municipal visitou as obras de ampliação do Hospital da Póvoa de Varzim e pôde acompanhar de perto o progresso dos trabalhos que seguem a bom ritmo.
Estão a ser ultimados os detalhes finais no espaço contíguo ao Centro Hospitalar, espaço este quase concluído e para o qual têm migrado, ao longo das últimas semanas, alguns serviços administrativos, de contabilidade e de recursos humanos. Algumas destas equipas já se encontram instaladas neste novo espaço que, graças a esta intervenção, duplicou de tamanho e capacidade.
O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde agradeceu ao Município o apoio dado na remodelação do edifício adjacente. Esta é uma obra prioritária para o concelho, na medida em que veio permitir a resolução imediata do problema da separação das especialidades e das prioridades e, ainda, descentralizar do edifício principal tudo o que não tem que ver diretamente com a prestação de cuidados de saúde.
Quanto ao edifício principal, cujas obras serão concluídas no fim do ano, José Gaspar Pais explicou que este deixará de acolher a consulta externa. A área das urgências será libertada em termos de espaço, passando a ocupar todo o piso do rés-do-chão, e haverá lugar à execução de um novo laboratório que permitirá uma melhoria nas condições de trabalho.
O presidente da Câmara Municipal mostrou-se muito satisfeito com o avanço da empreitada, a qual considera importante para a afirmação do nosso Hospital como um espaço mais amplo, moderno e organizado e com melhores condições de atendimento a todos os utentes. Aires Pereira referiu que os profissionais de saúde e colaboradores do Centro Hospitalar têm agora as condições de trabalho dignas que tanto merecem, especialmente nesta fase em que têm estado sempre na linha da frente de resposta ao COVID-19.
EXECUTIVO AVANÇA COM REMODELAÇÃO DA ESCOLA FLÁVIO GONÇALVES
Em reunião do passado dia 15 de outubro, o Executivo aprovou a adjudicação da empreitada de remodelação e ampliação da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, pelo valor de 3.594.946,58 €.
Este é um claro sinal da continuidade do compromisso de dignificar todas as escolas do concelho que o Presidente da Câmara assumiu e tem vindo a honrar com a população poveira, apesar de esta não ser uma responsabilidade direta da autarquia e implicar um esforço orçamental adicional.
Após um início de obra insuficiente e incompatível coma garantia das devidas condições que o Município pretendia dar a este estabelecimento escolar, a obra da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves vai arrancar agora dentro dos parâmetros acordados e em respeito com a previsão de prazo de conclusão de obra de dez meses, de forma a que os alunos possam usufruir de uma escola remodelada já no próximo ano letivo.
Ainda no âmbito da criação de melhores condições para a comunidade escolar do concelho, foi aprovada a atribuição de um subsídio no valor de 31.372,73 euros aos alunos do 1.º CEB, com escalão 1 (A) e 2 (B), para efeitos de aquisição de material escolar e de cadernos de atividades para o presente ano letivo.
Devido à situação epidemiológica que vivemos, a Câmara ratificou a decisão do Presidente de se proceder ao encerramento dos cemitérios municipais nos próximos dias 31 de outubro e 1 de novembro, como já havia sido comunicado recentemente.
Foi aprovada a atribuição de um subsídio no valor de 18.861,97 euros, para a comparticipação na aquisição de uma viatura pelo Clube Naval Povoense para transporte dos seus atletas.
Foi, ainda, aprovado um Contrato Programa com a Associação Miacis – Proteção e Integração Animal, atribuindo um subsídio no valor de 5.000 euros, para o desenvolvimento de um Plano de Gestão de colónias de gatos e acompanhamento das medidas profiláticas definidas no referido plano.
PRESIDENTE DA CÂMARA ACOMPANHA CRESCIMENTO DA ESTELA
Na tarde do passado dia 06 de outubro, a freguesia da Estela recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no âmbito da política de proximidade que Aires Pereira tem vindo a manter junto de toda a população do concelho.
Acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia e pelos vereadores, o Presidente da Câmara esteve no Parque Verde e apresentou o projeto de construção de um parque de estacionamento que servirá de apoio a este local e às festas da freguesia.
Seguiu-se um acompanhamento dos diversos arruamentos intervencionados pela recente ampliação da rede de saneamento básico, cujo pedido de ligação poderá ser efetuado na própria sede da Junta.
Aires Pereira comprometeu-se a melhorar o pavimento de algumas ruas, investimento que considera vital para a melhoria da segurança, bem-estar e qualidade de vida dos poveiros que residem na freguesia. É o caso da ligação do Parque Verde aos passadiços recentemente construídos no Rio Alto, que nos permitirá caminhar do centro da Estela até ao mar.
O presidente da Câmara deu a conhecer ainda a ampliação e modernização do Parque de Merendas, junto à A28, assim como a construção da nova variante que tem como finalidade desviar o tráfego pesado do centro da freguesia.
MUNICÍPIO E PSP UNIDOS PELA SEGURANÇA DOS POVEIROS
Numa altura em que são reforçadas as medidas de prevenção à pandemia e que volta a estar em vigor o estado de calamidade em todo o país, impõe-se uma especial articulação entre os municípios e as forças de segurança.
No concelho da Póvoa de Varzim, este trabalho em rede é feito desde há muito tempo, já que sempre foi objetivo deste Executivo garantir uma atuação conjunta, através das brigadas de proximidade, que zele pela segurança e ordem da comunidade poveira.
Exemplo disso é o apoio que a Câmara Municipal confere à melhoria das instalações e condições de trabalho da nossa Polícia de Segurança Pública (PSP), mesmo esta não sendo uma responsabilidade direta autárquica. Face à inação do Ministério da Administração Interna nesta matéria, a PSP ocupa, há já vários anos e sem qualquer custo, um edifício municipal no centro da cidade (a antiga “escola do lixo”) para a acomodação da sua respetiva sede.
Para além da cedência do espaço, o Município da Póvoa de Varzim não tem poupado esforços por investir na sua manutenção. Só neste ano, a Câmara já reabilitou por duas vezes a sede da PSP. A primeira obra foi realizada em maio e resultou na substituição do piso 3, na revisão da instalação elétrica, na remodelação total das instalações sanitárias e camaratas com novas camas e ainda isolamento e pintura.
A obra mais recente, realizada este mês, reabilitou a fachada do edifício de apoio, que se apresentava em estado de degradação, e remodelou os pisos e o mobiliário da sala de refeições, das salas de formação e dos balneários. O Município continuará a apoiar os agentes da Polícia de Segurança Pública da Póvoa de Varzim que incansavelmente dedicam os seus dias a garantir a segurança do nosso concelho.
MINISTRO DA EDUCAÇÃO SAÚDA “MUITO BOM EXEMPLO” DA REMODELADA E AMPLIADA ESCOLA BÁSICA DE AVER-O-MAR
A abertura formal da Escola Básica de Aver-o-Mar contou com a presença do Ministro da Educação, que agradeceu a “particular generosidade” do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no investimento feito para a remodelação e ampliação da Escola.
Aires Pereira sublinhou a importância que este Executivo dá à educação e garantiu que irá honrar o compromisso de dignificar as escolas de todo o concelho, apesar do enorme esforço em termos orçamentais. O Município da Póvoa de Varzim investiu 2 milhões e 600 mil euros na remodelação da Escola Básica de Aver-o-Mar, tendo contado com o apoio de fundos comunitários, no valor de 1 milhão e 75 mil euros. O Ministério da Educação contribuiu para a obra de requalificação com 125 mil euros.
Tiago Brandão Rodrigues disse que a autarquia “foi muito além do que o Ministério da Educação pedia” ao assumir diretamente este tipo de intervenção, uma responsabilidade do Governo central, e ao não baixar os braços até que a obra de requalificação da Escola Básica de Aver-o-Mar estivesse devidamente concluída.
O Presidente da Câmara agradeceu a visita do Ministro da Educação, a qual veio dignificar ainda mais o momento de inauguração da obra, e dirigiu a sua atenção para os alunos, professores e Diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Carlos Sá.
Aires Pereira ressaltou que continuará a esforçar-se por remodelar as escolas de modo a deixá-las integradas no meio onde estão e onde realmente fazem falta. “São as escolas razão de movimento e contributo fundamental para a não desertificação do interior do nosso concelho”.
MUNICÍPIO E FARMÁCIAS DE MÃOS DADAS NO APOIO À POPULAÇÃO
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim visitou, no passado dia 09 de outubro, a Farmácia Marques Ramalho, a convite da representante das 15 farmácias do nosso concelho na Associação Nacional de Farmácias (ANF), Cristina Azevedo.
O propósito da visita foi a preparação de uma resposta comum para os próximos tempos, os quais se afiguram imprevisíveis em decorrência da evolução da situação epidemiológica.
Durante a visita estabeleceram-se algumas parcerias que serão desenvolvidas junto de grupos de população mais vulnerável. É o caso da aplicação gratuita da vacinação de pessoas com mais de 65 anos, responsabilidade esta que será assumida pela autarquia, através de um protocolo a estabelecer entre o Município e ANF, para o caso dos cidadãos com carências económicas comprovadas.
Outro exemplo prende-se com a comparticipação do serviço farmacêutico de Preparação Individualizada da Medicação (PIM), que promove a toma dos medicamentos certos, na dose correta e à hora indicada.
Aires Pereira frisou que o Município continuará profundamente envolvido na preparação de medidas preventivas em articulação com entidades e organismos de saúde, de forma a preservar a segurança e o bem-estar de todos os poveiros. Cristina Azevedo agradeceu o apoio fundamental que o Município due na entrega direta de medicamentos em casa dos munícipes no período de confinamento, em conjunto com as farmácias poveiras.
Texto: e-notícia / Etc e Tal jornal
Fotos: CM Póvoa de Varzim
01nov20