Menu Fechar

São João do Porto eleito “Melhor Festividade” do ano nos Iberian Festival Awards

As Festas de São João do Porto conquistaram o prémio para “Melhor Festividade” na 5.ª edição dos Iberian Festival Awards, cuja cerimónia decorreu este ano em versão online, devido às restrições impostas pela pandemia.

O público votou e as Festas de São João do Porto foram premiadas logo na primeira vez que participaram nos Iberian Festival Awards, o evento organizado pela APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música, que distingue anualmente os melhores festivais e eventos de música em Portugal e Espanha.

Prevista inicialmente para o passado mês de março, a gala desta 5.ª edição dos Iberian Festival Awards foi sendo adiada devido à pandemia, tendo decorrido na noite de sábado, em formato online.

Os prémios são relativos ao ano passado e, como habitualmente, os vencedores são escolhidos por um júri nalgumas categorias e, noutras, pelo público. No caso do São João do Porto, o voto foi popular e a vitória confirmada a nível ibérico.

Os dez finalistas ao prémio da categoria “Best Festivity” (Melhor Festividade) incluíam, para além da Festa de São João do Porto, os seguintes eventos ibéricos: a Agrival (PT); o Aste Nagusia (ES); o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife (ES); a Expofacic (PT); a Feira de São Mateus (PT); o Festival do Queixo (ES); a La Tomatina (ES); a Semana Grande de San Sebastián (ES); e a Sexta-Feira 13 de Montalegre (PT).

Portugal foi ainda distinguido na categoria de Melhor Grande Festival, com o MEO Sudoeste, Melhor Festival Interior, atribuído ao Revenge of the 90’s (a nível ibérico), e Melhor Festival de Pequeno Formato, através do Artes à Vila. O vencedor ibérico para Melhor Programa Cultural foi o Festival de Sines, enquanto o Festival Iminente venceu na categoria Melhor Comunicação e Marketing e o Festival Académico de Lisboa conquistou o galardão de Melhor Festival Académico da Juventude.

Por sua vez, o Med foi considerado o Melhor Festival Lusófono e Hispânico e o Comic Con Portugal o Melhor Festival Não-Musical. A RFM arrecadou o galardão de Melhor Media Partner (ibérico), enquanto o prémio para Melhor Uso de Tecnologia foi para a Critec Creative Agency/AgitÁgueda.

A organização atribuiu ainda o prémio de Melhor Evento à Exib Música (nacional), a Melhor Promoção Turística ao Festival Med (vencedor nacional), enquanto o Bons Sons foi escolhido para Melhor Receção (a nível nacional).

O galardão para Melhores Infraestruturas foi para o Edp Cooljazz (a nível nacional) e o BraceIn venceu na categoria de Melhor Fornecedor de Serviços (a nível nacional), enquanto o Festival Prio arrecadou o prémio para Melhor Marca (nível nacional).

Já na Melhor Performance ao Vivo internacional, o vencedor foi Bryan Ferry/Wine & Music Valley (ibérico), e no prémio de Contribuição para a Sustentabilidade, o Tradidanças venceu a nível nacional, enquanto a Melhor Performance ao Vivo em Portugal e Espanha coube aos Ornatos Violeta no Festival F (nacional).

O Prémio INATEL coube a Omiri, um projeto musical de reinvenção da música portuguesa. O Prémio de Excelência foi para Jordi Lauren, diretor da Playplan.

A organização indicou que os galardões ibéricos vão regressar em outubro de 2021 para celebrar os festivais desse mesmo ano, já que a grande maioria dos eventos, incluindo o São João do Porto, foram adiados em 2020 devido à pandemia.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Foto: Filipa Brito (Porto.)

01nov20

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.