A Câmara do Porto vai realizar obras de requalificação no Abrigo dos Pequeninos, localizado nas Fontainhas, para torná-lo reserva museológica do acervo municipal. O concurso público foi lançado no passado dia 19 de novembro, em Diário da República, com um preço base de 1,35 milhões de euros.
Fechado há sete anos, desde julho de 2013, o edifício do Abrigo dos Pequeninos, na freguesia do Bonfim, tem nova vida prometida. Depois de uma hasta pública que acabaria por ficar deserta em 2017, o Município do Porto decidiu manter o imóvel no seu património, dando-lhe uma missão renovada: a de ser fiel depositário das reservas dos museus municipais.
A carência estava há muito tempo identificada pela autarquia, que não dispõe de um equipamento para acomodar peças, coleções e restante acervo que não se encontrem em exposição permanente nos diferentes espaços museológicos que compõem o Museu da Cidade, além de um local próprio para guardar as doações que, amiúde, o Município do Porto vai recebendo.
O valor do preço base do procedimento é de 1,35 milhões de euros, pode ler-se no anúncio do Diário da República. A formalização de candidaturas decorre nos próximos 30 dias e, uma vez apurado o vencedor do concurso público, o prazo para a execução do contrato é de 360 dias, aproximadamente um ano.
A gestão da empreitada fica a cargo da empresa municipal Domus Social.
Texto: Porto. / Etc e Tal jornal
Fotos: Miguel Nogueira (Porto.)
01dez20