Menu Fechar

Artesão José Maria Costa anima espirito do Presépio de Natal

A exemplo do seu pai Costinha, o grande impulsionador de trabalhos artísticos, representando Presépios ou Procissões Quaresmais, com elementos em miniatura e em movimento, que ao longo dos anos 50 e 80 despertaram a atenção da população. O artesão autodidata José Maria Costa vem nos últimos anos assumindo a continuidade deste género de trabalhos, como herança artística familiar que, acabaria por resultar da necessidade de restauro de algumas das obras do seu pai.

Com projetos temáticos para diferentes épocas do ano, o Presépio de Natal é mais uma oferta cultural em plena cidade de Ovar que pode ser visto através de uma montra, mesmo no Largo Família Soares Pinto, junto ao Chafariz Neptuno.

Composto por vários elementos e quadros alusivos à época, o Presépio desperta a atenção de miúdos e graúdos, pelo conjunto de trabalhos artesanais expostos, como pelos movimentos mecânicos de figuras em diferentes atividades ali representadas.

O Presépio de Natal da autoria do José Maria Costa, sempre reforçado com novas composições e adaptado a diferentes espaços, como o que este ano foi proporcionado para uma mais adequada exposição do trabalho deste artesão, é mais um dos temas explorado pelo artista ao longo dos últimos anos.

Dos seus trabalhos, constam a representação das principais praças e monumentos da cidade de Ovar, a Procissão dos Terceiros, a Arte Xávega e os Presépios, são alguns exemplares de trabalhos realizados, que despertam particular curiosidade e interesse dos visitantes.

 

Texto e fotos: José Lopes

 

15dez20

 

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.