Menu Fechar

É movida a gás natural e silenciosa: já chegou a nova frota da “Porto Ambiente”

A “Porto Ambiente” apresentou, recentemente, nas oficinas municipais, a nova frota composta por 26 veículos de recolha de resíduos. As novas viaturas, movidas a gás natural, são mais compactas e silenciosas (o ruído da operação diminui cerca de 50%) e permitem uma mobilidade com reduzida emissão de gases com efeito de estufa, em linha com a política de sustentabilidade do Município do Porto.

Além da maior capacidade de carga que permitirá aumentar a produtividade e eficiência das operações a realizar, os veículos estão também dotados com novos sistemas de segurança, que previnem acidentes rodoviários.

Uma outra particularidade prende-se com o facto de os novos veículos possuírem na sua traseira um painel informativo, que funciona como veículo comunicacional, permitindo transmitir mensagens e avisos aos cidadãos, sempre que necessário. “Use máscara” ou “mantenha o distanciamento social” são algumas das mensagens atualmente veiculadas.

Foi isso mesmo que constatou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que visitou as oficinas municipais, próximas ao Carvalhido, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, pelos membros do conselho de administração da Porto Ambiente, Artur Jorge Basto e Luís Assunção, e ainda pelos fornecedores envolvidos no processo (Iveco, Soma e We Serve Ambiente).

Uma das prioridades nesta renovação de frota, incluiu, também, o reforço do conforto e segurança dos operacionais, pelo que todas as novas cabines incluem agora melhorias nestes aspetos, como por exemplo a inclusão de ar condicionado e kit de bluetooth.

Apesar do ano atípico provocado pela situação pandémica, a “Porto Ambiente” consegue assim alcançar mais um dos seus objetivos, com a aquisição de 26 novos veículos que vão garantir um serviço de recolha de resíduos da cidade mais eficiente e com um menor impacto ambiental associado.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Fotos: Miguel Nogueira (Porto.)

01jan21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.