Menu Fechar

“Pormenores” do Outono em meio escolar…

Depois da experiencia da quarentena profilática, cenário em que terminou o ano letivo 2019/20, face ao avanço do novo coronavírus e da surpreendente evolução global da pandemia com a transmissão e contágio da doença Covid-19. O regresso às aulas presenciais neste novo ano letivo 2020/21, aconteceu, segundo o calendário escolar, com o verão a despedir-se, dando lugar às cores do outono que pintam a paisagem envolvente de espaços escolares, como o que a Escola EB (2º ciclo) António Dias Simões, em Ovar, tem o privilégio de partilhar e usufruir pela sua comunidade escolar.

Particularmente pelos alunos que em ambiente natural, e não em formato digital, vivem e absorvem as mudanças das quatro estações do ano, mesmo com as alterações resultantes das alterações climáticas que se acentuam de forma preocupante.

Com este ano letivo 2020/21 ainda condicionado no que toca às atividades extracurriculares, há um conjunto de eventos de dias celebrativos e comemorativos, nacionais e internacionais, que estão a ficar reduzidos a algumas referências ou matéria dada em ambiente de sala de aula.

Dias celebrativos e comemorativos em que se destacam os alusivos à natureza, ecologia e do património ambiental, que habitualmente merecem adequadas programações de sensibilização com o envolvimento da comunidade escolar. Como o Dia da Floresta que mais recentemente o calendário lembrou no dia 23 de novembro, em pleno outono, que, ao ser devidamente assinalado no ano letivo anterior, deixou plantadas na paisagem escolar várias espécies autóctones, cuja resiliência também vai estando fragilizada por este tempo difícil, em que o distanciamento físico quase se reflete também na relação com a natureza, por mais irónico que possa parecer.

Mas apesar de todos os condicionalismos da pandemia, a estação do outono está a partilhar com os alunos as suas características naturais.

As folhas amarelas e a sua queda das árvores, despindo-as, ou o frio e a chuva que se começam a acentuar com o inverno a aproximar-se, deixando para trás um calorzinho que se vai despedindo do característico outono ameno. São o cenário natural do outono que os alunos podem observar ao natural.

Ter o privilégio de observar e contemplar a paisagem do outono em meio escolar, através de “pormenores” na natureza, particularmente neste tempo de pandemia, é partilhar a resiliência de elementos da natureza e a sua relação entre os ciclos de vida das diferentes espécies da biodiversidade ali existente. Porque, “Outono é outra primavera; cada folha uma flor.” (Albert Camus).

 

Texto e fotos: José Lopes

 

01jan21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.