Menu Fechar

Programa municipal de apoio à renda, da “Porto Solidário”, alarga candidaturas até 15 de fevereiro

Decorre até ao dia 15 de fevereiro o período para a apresentação de candidaturas ao Porto Solidário, programa municipal de apoio à renda que suporta mensalmente uma parte dos custos das famílias com o arrendamento de habitação permanente.

A iniciativa, que já vai na sua nona edição, atinge uma dotação de 750 mil euros. Um montante assumido na totalidade pelo Município do Porto, que se dirige a todas as famílias residentes na cidade que atravessam dificuldades financeiras, e que, por esse motivo, necessitam de apoio no encargo mais pesado do orçamento mensal familiar: o pagamento da renda da casa.

A situação de fragilidade económica pode até ser recente e ter origem na crise pandémica, que a todos, direta ou indiretamente, afeta. Há agregados com um ou mais desempregados, que viram o seu rendimento mensal sofrer um rude golpe, e o Porto Solidário pode ser uma janela de oportunidade para aliviar o peso desta despesa fixa, ao conceder um apoio à renda (ou à prestação bancária) de caráter temporário, por um prazo de 24 meses.

No final de 2020 este programa municipal prestava auxílio a cerca de 1.000 famílias, no pagamento mensal da renda ou da prestação bancária de habitação permanente.

Os interessados em apresentar a candidatura ao programa podem fazê-lo escolhendo uma das seguintes opções:

– através do site da empresa municipal Domus Social;

– através do agendamento para atendimento presencial no Gabinete do Inquilino Municipal (GIM), recorrendo para isso à linha telefónica disponível para o efeito, 228 330 000, em funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A marcação do atendimento é obrigatória;

– através da Junta de Freguesia da área de residência (é aconselhado contactar previamente a Junta de Freguesia por telefone).

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Foto: Miguel Nogueira (Porto.)

01fev21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.