Menu Fechar

“Dia de Ponte de Lima – 4 de Março 1125” comemora-se no Museu dos Terceiros, Teatro Diogo Bernardo e pelo canal “youtube” do Município

Tendo em consideração as medidas restritivas impostas pelo estado de emergência e o cumprimento de todas as orientações das autoridades de saúde, as Comemoração do Dia de Ponte de Lima, no próximo dia 4 de Março, serão limitadas à presença do Executivo Municipal, Presidente da Assembleia Municipal, lideres dos Grupos Parlamentares com assento na Assembleia Municipal, representante dos Presidentes de Junta de Freguesia e Comunicação Social.

O ato, que terá lugar na Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco / Museu do Terceiros, contará também com momentos musicais a cargo de Diogo Penha, no violoncelo e Carla Reis Neves, ao piano, que apresentarão temas do seu recente CD “Branco Escuro”.

De maneira a que todos os munícipes e outros interessados possam assistir aos atos, os mesmos serão transmitidos no canal youtube do Município de Ponte de Lima, na tarde do dia 4 de Março, em horário a divulgar na plataforma digital referida.

Aproveitando a presença em Ponte de Lima do guitarrista Manuel de Oliveira, que se faz acompanhar pelo acordeonista João Frade e pela violoncelista Sandra Martins, bem como, do fadista e guitarrista Marco Rodrigues e de José Silva, na guitarra baixo, que se encontram em residência artística em Ponte de Lima, a gravar um programa concerto para a RTP 2, a transmitir brevemente em horário nobre, far-se-á uma ligação, também via youtube, ao Teatro Diogo Bernardes, para apresentar um pequeno showcase, com que se finalizarão os momentos comemorativos do Dia de Ponte de Lima 2021.

REFORÇO NO ACESSO À CULTURA E AO CONHECIMENTO EM PROL DA COMUNIDADE

O surto pandémico da Covid-19 colocou desafios de vária ordem, em diferentes aspetos, à sociedade contemporânea. As bibliotecas não foram exceção e, a de Ponte de Lima, embora encerrada ao público, concerta esforços para combater a exclusão e a desinformação e permitir o acesso à cultura e ao conhecimento, em prol da comunidade, com diversas ofertas reajustadas a esta nova realidade.

Tal como outras bibliotecas do país, mesmo de portas fechadas nesta fase atípica, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima reinventou o seu modo de agir e de atuar disponibilizando uma panóplia de serviços de proximidade à população.

Assim, através de empréstimo domiciliário, por marcação, através do serviço de referência por telefone e por email apoiando os munícipes, através de sugestões de leituras em formato de papel e em formato digital que dão a conhecer novos autores, novos títulos e a fomentar os hábitos de leitura, através da criação e renovação de cartão de leitor, através da dinamização de atividades do serviço educativo em modalidade online, através do apoio às Bibliotecas Escolares, a instituições de Terceira Idade e outras associações parceiras e através da disponibilização de filmes e cd’s de música aos munícipes o papel cultural e cívico da Biblioteca mantém-se vivo e reforçado, mantendo o seu elo de ligação à comunidade com um serviço público capaz e eficiente.

REMODELAÇÃO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CONCELHO ORÇADA EM… 1.841.700,96 EUROS

As obras de remodelação da Rede de abastecimento de água no concelho de Ponte de Lima, da responsabilidade da Águas do Alto Minho – AdAM, que iniciou a sua atividade no dia 1 de janeiro de 2020 relativa à exploração e a gestão, em regime de exclusivo, dos serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas, incluem as freguesias de Anais, Freixo, Vitorino dos Piães, Bertiandos, Fontão, Arcozelo, Refóios do Lima e Santa Comba.

De acordo com a AdAM, foram realizados os Programas Técnicos, que constituem parte integrante do Contrato de Parceria e de Contrato de Gestão, através dos quais foi efetuado o diagnóstico da situação atual, nomeadamente ao nível da caraterização das infraestruturas existentes e dos respetivos estados funcional e de conservação, através de visitas de inspeção por amostragem, a avaliação da abrangência do serviço às populações, a identificação da evolução da articulação entre as infraestruturas multimunicipais e municipais e respetivos constrangimentos, bem como o reconhecimento de problemas de fiabilidade no fornecimento de água, de garantia na proteção das massas de água e de segurança na saúde pública e a definição das soluções técnicas a executar e determinar os respetivos planos de investimento, de modo a atingir os objetivos de qualidade do serviço fixados, e estimar os gastos anuais de operação e manutenção associados.

No âmbito de uma ação conjunta que envolve os Municípios do Alto Minho, foi apresentada uma candidatura ao POSEUR-03-2012-FC-001257, com um montante aprovado de 13,7 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões de euros são destinados à Renovação de Redes e 8,0 milhões de euros são destinados a Sistema de Monitorização e Controlo da Eficiência Hídrica do Sistemas de Abastecimento de Água.

Ao abrigo da referida candidatura, foram elaborados os Planos de Gestão de Perdas dos Municípios, que apresentam o diagnóstico da rede de abastecimento de água e identificam as condutas onde ocorrem roturas com maior regularidade.

Assim, no Município de Ponte de Lima, existem neste momento projetos de execução para a renovação de redes que irão abranger as seguintes freguesias: Anais, Freixo, Vitorino de Piães, Bertiandos, Fontão, Arcozelo, Refóios do Lima e Santa Comba; o que representa um investimento de 1.841.700,96€.

MUNICÍPIO APROVA A EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO DA ÁREA ENVOLVENTE AO SANTUÁRIO DO SENHOR DO SOCORRO PELO VALOR DE CERCA 330 MIL EUROS   

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, na reunião de 8 de fevereiro, o projeto de Requalificação da Área Envolvente ao Santuário do Senhor do Socorro, na freguesia da Labruja, pelo valor de 329.700,00€. Trata-se de um local simbólico da freguesia e do concelho, palco de festividades locais em particular a festa dedicada ao Senhor do Socorro.

A empreitada visa requalificar as vias de acesso ao recinto do Santuário, a construção de muros de suporte para estabilizar o talude que suporta a via que contorna o recinto. A intervenção na via traduz-se na substituição dos pavimentos existentes por cubo de granito azul e amarelo de Ponte de Lima, definindo as faixas de circulação automóvel das áreas de circulação pedonal, bem como a substituição das infraestruturas elétricas e colocação de nova infraestrutura de iluminação pública e muros de suporte em alvenaria de granito e betão.

A beneficiação da área envolvente ao emblemático Santuário do Senhor do Socorro, insere-se na estratégia do Município de Ponte de Lima de beneficiação dos espaços públicos, devolvendo-lhes as condições de usufruto condicentes com as atuais atividades que ali se preveem realizar.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA DISPONIBILIZA EMPRÉSTIMOS DOMICILIÁRIOS COM “LIVROS À PORTA”

À semelhança de outras instituições a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima encontra-se temporariamente encerrada ao público no âmbito da prorrogação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República e da medida adotada pelo Município de Ponte de Lima para reduzir os riscos de exposição e contágio da Covid-19.

No entanto, pretendendo oferecer a possibilidade de se continuar a ler, de forma gratuita, e permitir que se usufrua de todos os benefícios que a leitura acarreta, numa fase em que as comunidades mais precisam de ser fortes, coesas e resilientes, a Biblioteca Municipal, vai implementar novamente o projeto “Livros à Porta”.

Trata-se de um programa de serviço de empréstimo de livros, dvd e outros documentos, que vai ser disponibilizado aos munícipes, contribuindo, desta forma, para manter as comunidades atentas, alertas, informadas e ligadas à sua biblioteca.

Assim, através de um serviço público de proximidade e, conforme ficou demonstrado no anterior confinamento, a Biblioteca Municipal reinventa-se e responde às necessidades dos seus munícipes, seja com a criação e divulgação de conteúdos e atividades online, seja com a implementação de serviços de empréstimo a funcionar por marcação.

Como funciona o serviço…

1.º – Aceda ao catálogo online da BMPL em https://catalogo-biblioteca.cm-pontedelima.pt/  e escolha o livro que pretende ler, o filme que ambiciona ver ou o CD de que gosta de ouvir.

2.º Contacte os serviços da Biblioteca através do email biblioteca@cm-pontedelima.pt ou via telefone 258 900 411. Por email, deve indicar o nome completo e n.º de leitor e o(s) títulos(s) do(s) documento(s) pretendidos.

3.º Agende data e horário para levantamento e devolução do(s) documentos(s), através do email biblioteca@cm-pontedelima.pt ou via telefone 258 900 411 .

Os livros, filmes e cd poderão estar no domicílio do leitor até um período máximo de 30 dias.

Após a devolução dos documentos à porta da Biblioteca, estes entrarão em quarentena na BMPL, num espaço isolado e arejado, durante 3 dias e serão devidamente desinfetados e higienizados.

Para a obtenção de mais informações ou esclarecimentos poderão contactar a Biblioteca Municipal nos contactos habituais.

Este serviço destina-se a todos os munícipes e poderá ser solicitado por qualquer leitor em qualquer ponto do Concelho.

CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO DE REGULAMENTO DO PÓLO INDUSTRIAL DO GRANITO DAS PEDRAS FINAS

A Câmara Municipal de Ponte de Lima, na reunião de 25 de janeiro aprovou o projeto de Regulamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas.

Dotado de condições ímpares, este é o único Pólo Industrial dedicado exclusivamente à transformação de pedra. Dispondo de uma área de cerca de 22 hectares, dividido por 28 lotes, cujas áreas variam entre os 900m2 e os 20.000m2, o Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, localiza-se no lugar da Presa, no Monte de Antelas, em Arcozelo, nas proximidades das áreas de extração de granito.

A criação deste Pólo Industrial assenta num espírito de desenvolvimento integrado e autossustentado, com o objetivo de valorizar e induzir externalidades do que é “natural”. Esta lógica de sustentabilidade está assente em projetos que permitem criar simultaneamente riqueza e bem-estar às comunidades locais, permitindo o reordenamento e deslocalização das empresas dispersas, permitindo-lhes o uso partilhado de infraestruturas e serviços, passando a dispor de condições para se reorganizarem na modernização e inovação.

Como entidade gestora do Polo Industrial do Granito das Pedras Finas, o Município de Ponte assume a prestação de serviços comuns no interesse direto dos operadores económicos a instalar no Pólo Industrial.

Assim, o regulamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal, tem como objetivo o estabelecimento das condições de alienação dos direitos de propriedade sobre os lotes que constituem o Polo Industrial do Granito das Pedras Finas, uso, ocupação e transformação do solo.

O projeto de Regulamento do Pólo Industrial das Pedras Finas, será submetido para apreciação e aprovação da Assembleia Municipal de Ponte de Lima.

 

Texto e fotos: Gabinete Terra (CMPL) / Etc e Tal jornal

01mar21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.