Menu Fechar

Galiza – “Parque da Amizade”: o “pulmão verde”, com 25 hectares, que unirá Tomiño a Vila Nova de Cerveira com ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho

Chama-se Parque da Amizade e prepara-se para ser um dos maiores parques de lazer transfronteiriços da Europa, ligando Vila Nova de Cerveira e Tomiño com uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho. O novo pulmão verde, que somará 25 hectares, vai ocupar o espaço do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira e o Espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño, incluindo uma expansão prevista no espaço verde português.

A responsabilidade do projeto está a cargo da Eurocidade Cerveira-Tomiño, que fala neste novo parque como um espaço “de alto valor natural, turístico e social, e com a perspetiva de uma ligação à rede de caminhos verdes transfronteiriços”.

“A visão de futuro é a de dar corpo a um espaço verdadeiramente europeu, sem fronteiras, físicas ou psicológicas, de respeito pela diferença, pela liberdade e pelo ambiente, onde se estabelecem relações humanas de socialização, lazer, desporto, conhecimento da memória ambiental e cultural do rio, num ambiente de equilíbrio entre o homem e a natureza”, lê-se ainda tanto no site da Eurocidade como no da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Sobre a ponte que vai ligar o Alto Minho à Galiza, sabe-se que terá um comprimento menor do que 300 metros sobre o rio Minho, numa travessia que poderá ser feita a pé ou sob duas rodas. A empresa Burgo y Garrido foi a selecionada, entre as 24 propostas submetidas a concurso, para ter a nova ponte a seu cargo. O anteprojeto já se encontra em fase de validação.

 

Texto: Evasões (09fev21) / Etc e Tal jornal

Foto: Eurocidades

01mar21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.