Menu Fechar

Paranhos vai ter nova Horta Municipal! São 32 talhões que, em breve, estarão disponíveis para cultivo

Estão prestes a terminar as obras para a nova horta municipal de Paranhos. A abertura está prevista para este mês de março, com a disponibilização de 32 talhões.  Encostada à horta da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (na Rua do Arquiteto Lobão Vital), a nova horta comunitária da cidade começa a ganhar vida. Os trabalhos devem demorar cerca de um mês, para a necessária adaptação de um terreno baldio ao cultivo dos mais diversos produtos hortícolas.

Além da construção da nova horta na freguesia de Paranhos, este ano o Município do Porto pretende também alargar a rede de hortas através da ampliação da Horta da Oliveira, em Campanhã, que passará a disponibilizar 17 novos talhões, somando aos 80 talhões existentes.

Atualmente, a rede de hortas da cidade do Porto conta com 144 talhões municipais, para uma área cultivada de aproximadamente 4.500 metros quadrados, a que se somam mais 270 talhões de instituições privadas.

As hortas urbanas têm vindo a gerar o crescente interesse da população, não só pelo reconhecimento do seu desempenho a nível ambiental, social e económico, mas também como espaços potenciadores de promoção da educação ambiental.

Neste sentido, tem sido uma preocupação da autarquia dotar os hortelãos de formação específica na área da agricultura biológica, em parceria com a LIPOR, no âmbito do projeto “Horta à Porta”. Aprendem-se noções de conservação do solo, da água e dos recursos, fundamentais para um desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável. Adicionalmente, as hortas urbanas são espaços de convívio espontâneo e motivação para a prática de atividades de ocupação de tempos livres.

Esta multiplicidade de benefícios enquadra-se na estratégia de sustentabilidade do Executivo Municipal, considerando que as hortas, “sejam elas municipais ou privadas desenvolvidas em parceria com o município, são instrumentos interessantes de ordenamento e planeamento territorial”, atesta o órgão executivo.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Fotos: Filipa Brito (Porto.)

01mar21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.