Menu Fechar

Ruas de Álvares Cabral e de Sacadura Cabral estão a ser objeto de beneficiação abrangente!

Intervenção conjunta das empresas municipais GO Porto e Águas do Porto prevê a substituição de pavimento em cubos de granito por betão betuminoso e reabilitação das infraestruturas de águas residuais e pluviais.

Até 15 de junho, as ruas de Álvares Cabral e de Sacadura Cabral vão ficar de cara lavada. O município vai proceder à substituição do pavimento no eixo que liga a igreja românica de Cedofeita à Praça da República, formado por estes dois arruamentos, trocando os cubos de granito por uma estrutura em betão betuminoso.

A intervenção, que teve início no passado dia 17 de fevereiro, permitirá eliminar um conjunto de problemas, desde a degradação do pavimento – ao nível superficial mas também na sua estrutura subterrânea, pelo facto de estar sujeito à ação de tráfego bastante intenso – à eliminação do ruído e da transmissão de vibrações aos edifícios.

Já os cubos de granito retirados daquelas ruas terão uma segunda vida: ficam reservados para a pavimentação das zonas mais nobres e com menor procura rodoviária da cidade, como sejam as praças e zonas históricas.

A pavimentação vai estender-se ao cruzamento com a Rua de Aníbal Cunha e com o Largo do Priorado, uma vez que, nesta zona, a camada superficial do pavimento em betão betuminoso apresenta, também, um desgaste significativo.

Para além da mudança do piso será implementado um novo esquema de sinalização, que implica a acalmia do trânsito e a melhoria da segurança rodoviária. A intervenção prevê igualmente a beneficiação da acessibilidade e segurança pedonal, com o nivelamento de pisos e o reforço da sinalização nas zonas de atravessamento.

A requalificação das ruas de Álvares Cabral e de Sacadura Cabral tem ainda uma dimensão preventiva, no sentido em que vai permitir acomodar um potencial aumento do trânsito decorrente das restrições à circulação no centro da cidade para a construção da Linha Rosa do Metro do Porto..

ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO

Os trabalhos a realizar implicam a necessidade de proceder ao corte total da Rua de Sacadura Cabral até final de março, com a consequente inversão temporária do sentido da Rua da Igreja de Cedofeita (passa a fazer-se de poente para nascente). Na Rua de Álvares Cabral mantém-se a circulação, embora com o estreitamento de via e proibição de estacionamento.

Os trabalhos têm duração prevista até 15 de junho, altura em que serão repostas na íntegra as condições de circulação. Nas zonas condicionadas ao trânsito geral será garantido o acesso a moradores e a cargas e descargas.

A intervenção será também aproveitada pela Águas do Porto para reabilitar as infraestruturas de águas residuais e pluviais bem como executar as ligações às redes públicas dos prédios que atualmente se encontram em processo de reabilitação e licenciamento. Os trabalhos passam pela substituição e reforço de condutas, ramais e galerias, algumas delas ainda em pedra, muito antigas e em mau estado.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Fotos: Filipa Brito (Porto.)

01mar21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.