Menu Fechar

Serralves promove ciclo de conferências com “figuras maiores das humanidades e das ciências contemporâneas”, até 10 de maio

Até 10 de maio, a Fundação de Serralves apresenta o ciclo internacional de conferências online Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI, um conjunto de reflexões por figuras maiores das humanidades e das ciências contemporâneas, comprometidas com uma visão mais plural dos debates em redor do Antropoceno e das grandes questões de resiliência, adaptação e luta pela justiça ambiental.

Organizadas por Serralves em parceria com a Research Centre for Anthropology and Health (CIAS), Sci-Tech Asia, Department of Life Sciences of the University of Coimbra e Centre For Functional Ecology, estas conversas, em inglês, contam com Gonçalo Santos (CIAS/Sci-Tech Ásia) e Ana Luísa Santos (CIAS/University of Coimbra) como curadores e moderadores.

A noção do Antropoceno extravasou das ciências geofísicas para as humanidades, ciências sociais, artes e media, desencadeando um vasto debate global sobre o futuro da vida no planeta. A humanidade transformou-se numa das forças geofísicas mais potentes do planeta e as nossas atividades estão a levar-nos a crescentes incertezas ambientais.

Se o mundo teve, alguma vez, a ilusão de estabilidade, enfrenta agora a possibilidade de um futuro com problemas sem fim. Mas o Antropoceno não é apenas uma idade de colapso e destruição ambiental; é também uma idade de ultrapassar desastres e catástrofes e criar novas visões de esperança e de justiça.?

 

Texto e imagem: Fundação de Serralves / Etc e Tal jornal

01mar21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.