Menu Fechar

Filme “Porto” já pode ser visto na HBO

A história de uma relação breve, mas intensa, entre dois estrangeiros na cidade Invicta já pode ser vista na HBO. “Porto, de Gabe Klinger, foi exibido ao mundo, pela primeira vez, em 2016. A partir daí, foi projetado em 25 países e venceu prémios em Portugal, Argentina e Bélgica. A primeira longa-metragem de distribuição internacional rodada no Porto chega agora à plataforma de streaming.

“Jake e Mati são dois estrangeiros na cidade do Porto que tiveram uma breve, mas íntima relação. Permanece um mistério sobre os momentos que partilharam. Na busca alternada entre as recordações mais dolorosas e os momentos de maior felicidade, voltam a viver as profundezas de uma noite escondida pelas consequências do tempo”. Este é o mote para os subscritores da HBO que queiram assistir à longa-metragem.

Rodado em 2015, “Porto” foi gravado em película de 35 milímetros porque, acredita Gabe Klinger, “o digital não capta tão bem a luz do Porto. Quisemos captar essa luz”. Com inspiração assumida em Manoel de Oliveira, o filme foi nomeado para 17 prémios em festivais de cinema internacionais e foi exibido em tantos outros de renome. A estreia em salas comerciais portuguesas aconteceu em 2017.

Aquando da antestreia, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o realizador referia a potencialidade da cidade para receber a rodagem de filmes. “O Porto parece um cenário de teatro”, afirmava o cineasta brasileiro.

Marcaram presença, além do realizador, o produtor português, Rodrigo Areias e a atriz principal, a francesa Lucie Lucas. Para a protagonista da história, a cidade do Porto consegue preservar cenários de outros tempos que coabitam com edifícios mais recentes. “É como se víssemos diferentes tempos consoante o local para onde nos viramos”.

Na altura, Rodrigo Areias, destacou, ainda, o apoio da Câmara do Porto, tanto na forma como acolheu o projeto – o Município, mas os portuenses também – , facilitou a captação das imagens e financiou, em 75 mil euros, a produção da obra.

A produção nacional conta com a Bando à Parte, responsável, também, pelo filme “Listen”, de Ana Rocha de Sousa. Do elenco de “Porto”, faz também parte o russo Anton Yelchin, conhecido pela saga “Star Treck”, que faleceu num acidente poucas semanas depois de interpretar o coprotagonista da história.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Foto: Miguel Nogueira (Porto.)

01abr21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.