Menu Fechar

“O Balcão”, de Genet, está em cena na sala virtual do “São João”, até 4 de abril

Nascida no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, em 1956, escrita e reescrita, revista e corrigida ao longo dos anos, O Balcãoa obra-maior do dramaturgo francês Jean Genet, está de regresso ao Teatro Nacional São João (TNSJ). Desta feita, o espetáculo encenado por Nuno Cardoso, diretor artístico da Instituição, será transmitido em streaming, no palco online do TNSJ (em tnsj.bol.pt).

Tendo-se estreado em novembro de 2020, no ano de Centenário do São João, O Balcão representa uma tradução direta do estado de permanente revolta de Jean Genet. Tudo acontece no interior de um bordel de luxo, espaço confinado – como o teatro, nos tempos que vivemos –, lugar de máscaras e fantasias, com erotismo e segredos à mistura, além das muitas estórias por contar. Neste lugar cruzam-se diferentes personagens da sociedade. O público conhece-as pelo seu lado sombrio, revelado por impulsos primários nesta “honesta casa das ilusões”, onde todos mostram um permanente desassossego.

O Balcão conta com tradução de Regina Guimarães e dramaturgia de Nuno Cardoso e Ricardo Braun. O espetáculo encerrou a “trilogia de inauguração” do diretor artístico da Casa, iniciada em 2019 com o espetáculo A Morte de Dantonde Georg BüchnerAs mais de 20 personagens de O Balcão, interpretadas pelo elenco “quase” residente do Teatro São João, ao qual se juntam Ana Brandão, António Parra, Margarida Carvalho e Sérgio Sá Cunha, deixam expressos os ecos de uma revolução em curso, vivida à época por Jean Genet.

A reposição do espetáculo em vídeo tem a assinatura do São João, pela mão do realizador Luís Porto. A produção própria pode ser vista on demand, mediante a aquisição de um bilhete no valor de 2 euros, e fica disponível até três dias depois da compra do mesmo.

Produção própria do Teatro Nacional São João fica disponível para visualização até ao dia 4 de abril.

 

Texto: Central de Informação / Etc e Tal jornal

Foto: João Tuna

01abr21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.