Menu Fechar

Rua da Senhora da Luz

 

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

 

Cunha e Freitas (*)

 

“De tempo antigo, não se sabe desde quando, na Foz do Douro, em um outeiro sobre o rio – o Monte da Luz – existia uma capela dedicada à Mãe de Deus, na evocação da Senhora da Luz.

Com o decorrer dos anos edificaram-se, junto dela, um farol e um forte, assinalado na Planta das Linhas do Porto, do coronel Arbués Moreira (1833).

Esta capela foi reedificada da ruína em que se encontrava no ano de 1680, como atesta uma inscrição, ainda existente, que diz «Fundação do edifício, 22 de Agosto de 1680».

O templo era pequenino, acanhado, mas, na fé de Sousa Reis, bonito, com a fachada principal virada ao sul, ainda que orientada a nascente-poente. Sofreu muito com o cerco, ficando novamente em completa ruína, de modo que veio a ser demolido em 1835.

Na «Vedeta da Liberdade», de 21 de Agosto desse ano, anunciava-se que «as imagens da Senhora da Luz e de S. Bartolomeu, outrora veneradas na capela da Senhora da Luz, em consequência da ruína desta, foram trasladadas para a igreja paroquial da Foz do Douro, continuando as suas festividades a ser celebradas nos dias competentes». E, ainda hoje, aqui se venera a velha imagem da Nossa Senhora da Luz.

Em 1858-59 – refere o relatório Camarário de 1860 – fizeram-se obras de melhoramentos na Foz do Douro, designadamente nas Ruas de S. Bartolomeu, da Senhora da Luz, da Pedreira da Cerca e ainda no Largo do Castelo. Onde ficava essa Rua da Pedreira? Não figura nos roteiros modernos que consultamos.”

 

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, em 21 Agosto de 1973, na rubrica “Toponímia Portuense”.

 

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a “RUA DO SOL”

 

 

Foto: jotaguê

 

01abr21

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.