Menu Fechar

Truques e dicas – Saiba como tornar a sua casa de madeira mais aconchegante

As casas de madeira são aconchegantes por natureza, mas através de alguns truques pode tornar a sua habitação ainda mais confortável. Desde as escolhas das cores da decoração interior, à adição de acessórios e elementos decorativos, passando pela iluminação, fique com as nossas dicas e faça da sua casa de madeira um paraíso do qual não irá querer sair.

ESCOLHA CORES QUENTES PARA O INTERIOR

Uma casa de madeira quer-se acolhedora e confortável. Por essa razão deve evitar utilizar cores frias, ou excessivamente modernas. Opte, por tons quentes, que convidam ao relaxamento e à tranquilidade. A escolha de palete de cores final depende, é claro, do tipo de decoração, da localização da casa e até da luminosidade. Contudo, reunimos algumas sugestões:

– Tonalidade creme “rica”. Para quem prefere tons mais claro, mas pretendo evitar o branco,

-Leve tom dourado. Uma tonalidade elegante e leve de amarelo, próxima do dourado, utilizada por exemplo, no teto, pode garantir um contraste muito interessante.

-Verde rústico. Principalmente em habitações de carácter mais rural, o verde rústico é uma cor que resulta na perfeição.

Pode igualmente optar por diferentes tons de cinzento ou de amarelo, por forma a enriquecer ainda mais o espaço interior. Mas não abuse no número de cores. Uma palete de 3 cores é mais do que suficiente para dar vida ao interior de uma habitação.

UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TEXTURAS

A utilização de texturas é outro dos truques que deve conhecer, por forma a elevar o nível de conforto na sua casa de madeira. Sem a utilização de diferentes texturas qualquer casa pode parecer aborrecida e desinteressante.

Opte por tecidos com diferentes estampas e relevos. Contudo, recomendamos que opte sempre por tecidos naturais que sejam agradáveis ao toque, como algodão, linho, lã, seda, entre outros.

Além dos tecidos, pode reforçar a sensação de textura através de elementos chave, como tapetes, cortinas ou fazendo combinações com diferentes tipos de superfícies: cerâmica, espelhos e vidro, por exemplo.

REFORCE A ILUMINAÇÃO

Até nas casas de madeira, que já são aconchegantes por natureza, a iluminação tem a capacidade de adicionar mais beleza e conforto.

Tradicionalmente, cada divisão apresenta apenas um ponto de luz que está fixado centralmente no teto. Porém, pode conseguir resultados muito mais satisfatórios se optar por adicionar novos elementos de iluminação.

Pode apostar em candeeiros de chão ou de mesa, em locais estratégicos, por forma a tornar cada divisão mais interessante. Espaços como a sala de estar ficam mais ricos, através da adição de várias fontes de luz.

SE POSSÍVEL, ADICIONE UMA LAREIRA

Caso a sua casa de madeira ainda esteja em projeto, não se esqueça de adicionar uma lareira. Aliás, se pensarmos em toda o imaginário que rodeia as casas de madeira, facilmente compreendemos que a lareira é um item quase sempre presente na ideia de espaço bucólico, onde reina a tranquilidade.

E não se preocupe com o risco de incêndio. As técnicas de construção modernas fazem com que seja completamente seguro ter uma lareira na sua casa de madeira.

PERSONALIZE COM O SEU TOQUE PESSOAL

Finalmente, para que se sinta realmente confortável na sua casa de madeira, não se esqueça de adicionar o seu toque pessoal. Seja através de fotografias da família, ou da implementação da sua decoração temática favorita, é importante garantir que a sua casa tem o seu cunho pessoal.

 

EeTj

 

01mai21

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.