Menu Fechar

Amarante – Terminou projeto de voluntariado da “Equação, CRL”

O projeto de voluntariado “NATURAL: bio, justo e local!”, financiado pelo programa Erasmus+ da UE, e que trouxe 10 jovens internacionais até Amarante chegou ao fim.

O projeto “NATURAL: bio, justo e local!”, liderado pela Equação, Cooperativa de Comércio Justo, Crl, realizado no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade e financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, chegou ao fim. Dividido em duas mobilidades de 6 meses cada, de 01/10/2019 a 13/03/2021, este projeto trouxe até Amarante dez jovens voluntários internacionais, vindos da Grécia, Itália, Letónia, República Checa e Turquia.

Os grandes temas foram os Direitos Humanos, a Saúde e o Bem-estar e o Ambiente e as principais atividades passaram pela fase de integração (descoberta da missão, da cidade, da região e dos nossos parceiros) e pela fase de implementação (em que desenvolveram as suas atividades e projetos pessoais). Durante o período de tempo que passaram em Amarante, os voluntários enfrentaram um obstáculo desconhecido, o Covid-19, que não os fez baixar os braços, mas, pelo contrário, os fez arregaçar as mangas e descobrir formas de dar a volta à situação. Semanalmente, dedicaram parte do seu tempo a:

Descobrir a língua portuguesa, com aulas através do programa SPEAK Social; Promover o Comércio Justo, o Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade; Apoiar os nossos parceiros locais, na medida do possível e seguindo todas as regras de segurança; Implementar projetos nacionais e internacionais, como Campos de Trabalho Internacionais e Intercâmbios de Jovens; Apoiar a comunicação da Equação, criando conteúdos que transmitissem a nossa mensagem; Implementar a Campanha Amarante Sustentável, através de ações de limpeza da cidade, do apoio a produtores biológicos e biodinâmicos da região e da organização da nossa Feira Bio, Justa e Local.

Tudo isto foi possível nestes anos atípicos utilizando várias vezes os meios tecnológicos disponíveis, preparando vídeos, exposições e workshops online e, sobretudo, com muita dedicação por parte dos nossos voluntários. A presença e apoio regular destes voluntários, em projetos como o NATURAL que defendem causas, valoriza o seu papel e o de todos os jovens na sociedade, reforça os valores da solidariedade, também intergeracional e coloca as organizações como a Equação no papel de mediadores e “embaixadores” da Europa e das suas oportunidades junto dos diversos atores da comunidade local, potenciando a sua participação e dimensão europeia.

Com os resultados obtidos (em especial, aqueles ligados à comunicação: website, newsletter, redes sociais, etc.) a Equação pode, agora, chegar ainda a mais pessoas e com mais qualidade (visual, conteúdos, ações) e, assim, criar um maior impacto, sobretudo junto dos seus públicos-alvo: jovens e consumidores. Durante estes dois períodos de seis meses, estes dez jovens tornaram e reconheceram em Amarante a sua segunda casa! Queremos que se lembrem que esta cidade terá sempre as portas abertas para os receber!

 

Texto e foto: Casa da Juventude de Amarante / Etc e Tal jornal

 

01mai21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.