Menu Fechar

“Arte in Excelsis” – Exposição do património artístico e religioso do concelho de Valongo, no Museu Municipal, até ao final do ano

A Arte elevada ao seu expoente máximo! Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo e ainda o Santuário Diocesano de Santa Rita e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto expõem o seu património na exposição Arte in Excelsis, que conta ainda com uma peça representativa de Cristo na Cruz, da autoria do escultor Jorge Curval.

Com um legado material que vai do séc. XIV ao séc. XX, além de um conjunto de peças de arte sacra, objetos litúrgicos e paramentos, ao longo do percurso destacam-se pinturas com animação multimédia, painéis luz com fotografias inéditas e uma projeção de vídeo sobre o património construído. São verdadeiros tesouros de arte sacra que vêm à luz, desafiando o nosso conhecimento, despertando os nossos sentimentos, transportando-nos mais além… O Culto e a Cultura em perfeita união. É nesta premissa que assenta a sublime exposição sobre o património artístico e religioso do concelho, promovida pelo Município de Valongo.

A abertura oficial da exposição Arte in Excelsis realizou-se no dia 10 de abril, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, do Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

“Pretendemos dar uma nova projeção à marca património religioso, sensibilizando o público para a sua invulgar riqueza, que importa valorizar e promover, no bom exemplo de cooperação entre o Estado, que é laico, e a Igreja. Mais do que uma montra de peças de arte, a abertura desta exposição ao público, é essencialmente um instrumento de conhecimento”, destacou o autarca.

O Bispo do Porto salientou a vertente popular da arte sacra: “É a arte para o povo e cujo mecenas/proprietário é o povo. E isso diz tudo.”

A exposição Arte in Excelsis poderá ser visitada até 31 de dezembro, no Museu Municipal Valongo, sendo obrigatória a marcação através do telefone 222 402 033 ou do email dct@cm-valongo.pt . A entrada é gratuita, com horários e número de visitantes condicionados às normas impostas pela Direção Geral da Saúde, em vigor.

Paralelamente à exposição “Arte in Excelsis”, o Município de Valongo instalou no eixo histórico da cidade três esculturas da autoria de Jorge Curval, alusivas a três momentos dos “Santos Passos da Paixão da Cristo”, recuperando assim uma tradição secular do concelho.

As peças podem ser visitadas nos seguintes locais:

Passo Segundo – “A Queda”, na Rua do Sol, junto à Praça Machado dos Santos

Passo Quinto – “Verónica”, na Rua de S. Mamede, junto ao Museu Municipal

Passo Sexto – “Filhas de Jerusalém”, na Rua de Sousa Paupério.

 

Texto: Lúcia Pereira (AI CMV) / Etc e Tal jornal

Fotos: CMV

01mai21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.