Menu Fechar

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre despedimento coletivo em empresa de Vila do Conde

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através do deputado José Soeiro questionou o Governo sobre o despedimento de 52 trabalhadores, na empresa Iberodye, em Vila do Conde.

A empresa Iberodye em Macieira da Maia, concelho de Vila do Conde , com sede em Lagares, concelho de Felgueiras, anunciou que iria para insolvência e despedir os cinquenta e dois trabalhadores.

Segundo informações recebidas pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, a empresa tem dois meses de salários em atraso, dividas às finanças e segurança social. Lembramos que esta empresa, em 2018 e 2019, investiu na sua modernização, sendo apoiada pelos fundos europeus estruturais e de investimento Portugal 2020. Em 2018, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação distinguiu a empresa como uma das empresas mais promissoras a nível nacional. Na listagem dos benefícios concedidos pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP no ano de 2018 foram concedidos mais de 600000€.

 O Bloco de Esquerda está solidário com estes trabalhadores e estas trabalhadoras e considera que o encerramento desta empresa terá um grande impacto social e económico na região e no concelho de Vila do Conde. É necessário garantir que os seus direitos são assegurados, nomeadamente no que respeita ao pagamento de eventuais salários em atraso.

O deputado do Bloco quer saber se o Governo tem conhecimento da situação e que diligências estão a ser tomadas ou serão tomadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho.

Por fim, se está a tutela disponível para analisar com a empresa, no quadro dos apoios extraordinários às empresas concedidos no contexto da pandemia, uma solução que permita a viabilização da empresa e a manutenção dos postos de trabalho.

 

Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

 

01mai21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.