Menu Fechar

Na corrida à Câmara do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro surge como alternativa a Manuel Pizarro e a José Luís Carneiro para cabeça-de-lista do PS

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da Concelhia do Porto do Partido Socialista, poderá ser alternativa às potenciais candidaturas de Manuel Pizarro e José Luís Carneiro, a cabeça-de-lista do PS à Câmara Municipal do Porto, como recentemente avançou o jornal eletrónico “Observador”.

 De acordo com aquele jornal “o impasse sobre a candidatura do PS à Câmara Municipal do Porto, que começou por contar com dois nomes dados como prováveis, pode acabar por se resolver afinal com uma terceira via. Pelo menos essa é a vontade da concelhia, que em duas reuniões, se pronunciou “praticamente por unanimidade” a favor do nome de Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da estrutura local”.

Ainda segundo o “Observador”, e junto de várias fontes do PS Porto que marcaram presença nessas reuniões, “a opinião transmitida por cerca de duas dezenas de dirigentes terá sido afirmada quase em uníssono: Tiago Barbosa Ribeiro, que até agora não esclareceu se tem vontade de avançar para uma candidatura à câmara do Porto, será ‘a melhor escolha’, a ‘escolha natural’ ou ‘a primeira alternativa’, expressões usadas por três fontes presentes nas reuniões”.

Para já, e segundo informação do jornal, “as fontes locais são rápidas a excluir o nome de Carneiro, argumentando que o n.º2 do PS não tem um vínculo forte o suficiente à cidade e à população para avançar com uma candidatura, apesar de estar disponível para isso. Por outro lado, Pizarro reúne muitas simpatias, mas com pouca convicção de que tenha condições para avançar, sobretudo por já trazer no currículo duas derrotas seguidas em corridas à Câmara do Porto”.

PSD AVANÇA COM ERNESTO GALEGO PARA A PRESIDÊNCIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DO CENTRO HISTÓRICO DO PORTO

As comissões políticas de Núcleo e Concelhia aprovaram, por unanimidade, o nome de Ernesto Galego, como candidato à junta da união de freguesias do centro histórico do Porto.

Ernesto Galego exerce, até à data, as funções de líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia.

Galego, pai de uma filha, tem 51 anos de idade e exerce a profissão de comercial desde 1997, é natural de Trás-os-Montes, mais concretamente de Miranda do Douro, tendo vindo para o Porto estudar com nove anos de idade, aqui fixando a sua residência e cultivando, desde então, uma ligação ao Porto e, em especial, ao seu Centro Histórico. Casado, refere o PSD em comunicado.

Na fundamentação da deliberação, a Comissão Política de Núcleo salientou que a escolha, para além de recair sobre “um militante com relevante experiência autárquica, assume também um caráter agregador, capaz de congregar as diferentes tendências do eleitorado social-democrata e alargar a base de apoio a muitos eleitores independentes”.

A apresentação do candidato ainda não se encontra agendada, mas decorrerá em total coordenação com a candidatura aos órgãos municipais.

CANDIDATOS (DECLARADOS) À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

Para já são estes os candidatos anunciados publicamente até à data (01mai21) à presidência da Câmara Municipal do Porto:

André EiraVolt

Nuno Cardoso Independente

Sérgio AiresBloco de Esquerda

Vladimiro Feliz Partido Social Democrata

 

 SANTO TIRSO – ANA ISABEL SILVA É A CANDIDATA DO BLOCO À CÂMARA MUNICIPAL

Ana Isabel Gouveia Silva, 26 anos, nasceu a 28 de dezembro de 1994, no Hospital de Santo Tirso. Cresceu toda a sua vida no concelho de Santo Tirso, inicialmente na freguesia de Sequeirô e depois na Lama. Frequentou as Escolas São Rosendo e Tomaz Pelayo, tendo durante o seu percurso realizado projetos de intercâmbio na Alemanha e República Checa. Foi também representante portuguesa no Parlamento Europeu dos Jovens nos Países Baixos. Foi jogadora de voleibol durante vários anos no Ginásio Clube de Santo Tirso.

É licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Neurobiologia pela Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Atualmente é investigadora no i3s, Universidade do Porto, onde estuda as alterações que as drogas de abuso provocam no cérebro e que levam à adição. O seu trabalho foca-se na criação de novas terapias para tratar esta patologia. Tem sido uma ativista pelo fim da precariedade na Ciência.

Durante o últimos anos, tem percorrido todo o território do concelho, desde as várias freguesias e vilas, de forma a ouvir e testemunhar o que realmente falta fazer pelas pessoas que cá vivem e merecem ter voz. É atualmente membro da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda e foi candidata às legislativas nas listas do Bloco no distrito do Porto. Este nome foi escolhido pelos aderentes do concelho e aprovado pela comissão coordenadora distrital.

O Bloco candidata-se a Santo Tirso pela primeira vez, com o objetivo de renovar a política no concelho. Esta candidatura procura representar todos aqueles que ambicionam um futuro diferente e compromete-se no combate à crise económica que será agravada pela Covid e na luta por mais transparência.

O BE diz querer “uma cidade com cultura e que respeite o ambiente e os animais. Um concelho que projeta os trabalhadores e os seus direitos. Que garanta uma rede de transportes públicos que cubra eficazmente todo o território e tenha uma oferta de habitação acessível a todos. Queremos um concelho que incentive os jovens a ficar e que sirva os tirsenses”.

 

PONTE DE LIMA – CDS/PP APOSTA EM VASCO FERRAZ

 Vasco Nuno Magalhães Velho de Almeida Feraz foi o nome escolhido, no passado dia 26 de março, em reunião da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Ponte de Lima, foi decidido, por unanimidade, para cabeça-de-lista à Câmara Municipal, há muito de maioria CDS, para, dessa forma, concorrer à substituição do seu colega de partido e presidente de câmara, Victor Manuel Alves Mendes.

Vasco Nuno Magalhães Velho de Almeida Ferraz, nascido a 25 de abril de 1979, é casado, pai de dois filhos, natural da freguesia de Ponte de Lima, Concelho de Ponte de Lima.

Licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Minho.

Entre setembro de 2003 e setembro de 2004, prestou colaboração de Engenharia Civil na “Sociedade de Construções Limarense, Lda.”.

De outubro de 2004 a fevereiro de 2005, estagiou na empresa de construção civil, obras públicas e terraplenagens “Salvador, Albino & Fernandes, Lda.”, tendo desempenhado as tarefas de Direção de obra; Realização de orçamentos por custo global ou parcial por série de preços e Organização de recursos humanos e maquinaria da empresa.

Em fevereiro de 2005 inicia atividade na empresa de construção “Carlos Alberto Alves Araújo, Construções, Lda.”, como Engenheiro Civil, que mais tarde mudaria o seu nome para “Inovlima, Engenharia e Construção, Lda.”, tendo desempenhado funções de Direção de obra; Realização de orçamentos por custo global ou parcial por série de preços e Elaboração de concursos públicos.

Entre maio de 2005 e maio de 2013, torna-se Sócio-Gerente da Empresa “Ferraz, Pinto e Galvão Projetos – Arquitetura e Engenharia, Lda.”.

Membro fundador e presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural (CAL) – Comunidade Artística Limiana de março de 2010 até 2012.

Inicia a atividade como Administrador na empresa “Feliciano Soares, Granitos de Ponte de Lima”, em janeiro de 2013.

Em setembro de 2013 é eleito vereador a tempo inteiro à Câmara Municipal de Ponte de Lima, pelas listas do CDS-PP, com início da atividade em outubro do mesmo ano, com os pelouros das Obras Particulares e Urbanismo, Proteção Civil, Desporto e Juventude e onde se encontra a exercer funções até ao momento.

Eleito Conselheiro Nacional do CDS-PP no 26.º Congresso em março de 2016, e no 27.º Congresso em março de 2018.

Vogal da Comissão Política Distrital do CDS-PP de Viana do Castelo, de fevereiro 2017 até maio 2019.

Vice-Presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP de Viana do Castelo, de maio 2019 até a atualidade. Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Ponte de Lima, de maio 2019 até a atualidade.

 

PAULO ARAÚJO CORREIA ENCABEÇA COLIGAÇÃO “PENAFIEL UNIDO” (PS-RIR) À CÂMARA MUNICIPAL

O socialista Paulo Araújo Correia, enquanto candidato à Câmara Municipal de Penafiel pela coligação “Penafiel Unido”, realizou a sessão de apresentação pública da sua candidatura no passado dia 18 de abril, frente à Câmara Municipal.

Neste anúncio público de candidatura, naquela que foi a primeira iniciativa política da coligação liderada por Paulo Araújo Correia, estiveram ainda presentes: Nuno Araújo, presidente da Concelhia do PS Penafiel, Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS e Tino de Rans, presidente do Partido RIR- Reagir Incluir Reciclar, que com o Partido Socialista compõe a coligação Penafiel Unido.

De acordo com Paulo Araújo Correia “ao longo dos últimos 3 anos e meio o Partido Socialista esteve sempre em pleno diálogo com os seus militantes, com a sociedade civil e também com outros partidos políticos, que têm em comum o acreditar que é possível viver melhor em Penafiel”.

“O desafio que lançamos aos penafidelenses é que se juntem a nós, para que Unidos, possamos mudar o nosso concelho”, apela o candidato à Câmara Municipal de Penafiel, pela coligação “Penafiel Unido”.

Sobre o apoio de Tino de Rans a esta candidatura, Paulo Araújo Correia esclarece: “Vitorino Silva, que nas eleições autárquicas de 2017 liderou a terceira força política mais votada no nosso concelho, respondeu afirmativamente a esta vontade de mudança, sendo com grande satisfação que apresentamos aos penafidelenses o projeto Penafiel Unido, que incluirá o Partido Socialista, o Partido Reagir, Incluir e Reciclar e vários elementos da sociedade civil, unidos pela enorme vontade de construir um concelho onde todos possam aceder a habitação própria, onde predomine o emprego qualificado, em que a mobilidade seja acessível a todos e em que as questões ambientais sejam tratadas com a centralidade que merecem”.

Paulo Araújo Correia nasceu e cresceu em Penafiel. Licenciou-se em Direito, pela Universidade Lusíada do Porto. Residente em Penafiel, é também aí que exerce advocacia. Em 2019, conclui com mérito uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Talento, na Nova School of Business and Economics. Até Outubro passado foi adjunto no gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Texto e coordenação: José Gonçalves

Fotos: das candidaturas e  de pesquisa Web

 

01mai21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.