Menu Fechar

Rua do Sol

 

 

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado, da autoria de…

 

Cunha e Freitas (*)

 

“Por meados do século XVII, fora do Postigo de Santo António do Penedo, para sul e nascente, estendiam-se largos campos que de remotos tempos se chamavam de Vale de Asnos, pertencentes, então, aos senhores da Honra de Barbosa, em Penafiel, D. Francisco de Azevedo e Ataíde e D. Maria de Brito e Noronha, sua mulher.

Descrevem-se, assim, os seus limites num emprazamento de 1649: «campos sitos por detrás dos Matadouros, fora do Postigo de Santo António do Penedo, partem do nascente com Quinta de S. Lázaro, do poente com muro da cidade e matadouros, note com p campo de Entre Paredes, e sul contra o rio Douro, com monte que vai ter ao rio».

Passando por sucessivos compradores, com o nome de Quinta dos Matadouros, veio em 1717 à posse do cónego Domingos Ribeiro Nunes, que aí fez uma bela quinta, com sua ermida, mudando-lhe a designação para Quinta da Boa Vista, legando-a a seus sobrinhos. E, estes, em 1755, venderam oi senhorio direto à Misericórdia do Porto, começando pouco depois a sua urbanização.

Uma viela que ali existia, denominada das Taipas, deu assim origem á Rua da Boavista e depois Rua do Sol, da proximidade com a Porta do Sol erguida em 1768, por João de Almada e Melo, no lugar do Postigo de Santo António do Penedo, porta que foi arrasada em 1875, para – disse-se – desafrontamento da Casa Pia.

Em 1801 denominava-se Rua Nova do Sol? Faltam-nos elementos para o decidir. Pelos muitos documentos que dele conhecemos, talvez um dia nos tente um estudo da história deste local.”

 

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, em 27 Março de 1973, na rubrica “Toponímia Portuense”.

 

 

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a RUA DE SOUSA VITERBO

 

 

01mai21

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.