Menu Fechar

“Bienal’21 Fotografia do Porto” e o “O que Acontece com o Mundo Acontece Connosco” reúne 46 artistas em 19 exposições … até 27 de junho

Está aí, e até ao próximo dia 27 de junho, a segunda edição da Bienal de Fotografia do Porto, com a presença 46 artistas em 19 exposições que decorrem em 15 espaços no Porto, um em Lisboa e três em ambiente virtual, todas de entrada gratuita.

O que Acontece com o Mundo Acontece Connosco” é o mote da edição de 2021, que convida a refletir sobre o papel da humanidade no seu relacionamento com o planeta. Este é o ponto de partida da Bienal’21 Fotografia do Porto, que desafiou 16 curadores e 46 artistas nacionais e internacionais a mostrarem de que forma é que os sistemas humanos e naturais estão interligados e a refletirem sobre a interdependência entre as diversas esferas da vida, da ecologia à sociedade.

Sob a direção artística de Virgílio Ferreira, a Bienal’21 apresenta 19 propostas expositivas, em espaço físico e digital, e conversas públicas que exploram e confrontam ideias sobre o impacto das nossas ações no mundo em que vivemos.

Entre as exposições, destaque para “Cidades na Cidade”, na estação de metro de São Bento, no seguimento de uma convocatória ibérica lançada pela plataforma Ci.CLO com o apoio do BPI e da Fundação “La Caixa”, em parceria com a PHotoESPAÑA, ArtWorks e Metro do Porto.

Foto de Alfredo Jaar
Trabalho de Nancy Burson
Foto de Álvaro Domingues

A “open cal” desafiou artistas portugueses e espanhóis a desenvolver projetos fotográficos sobre iniciativas comunitárias urbanas no campo da justiça social e ecológica. Carlos Barradas, com o projeto de corredores verdes e saudáveis URBiNAT, promovido pela Câmara do Porto, e María Sainz Arandia, com um projeto sobre a Cabanyal Horta, em Valência (Espanha), foram os artistas selecionados para integrar este projeto colaborativo.

O acesso às exposições e atividades paralelas é gratuito e sujeito à lotação dos vários espaços, que cumprirão todas as medidas de segurança sanitária necessárias.

A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Plataforma Ci.CLO em coprodução com a Câmara do Porto, e financiada pela Direção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação ”la Caixa”, o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional, nomeadamente Pro Helvetia – Swiss Arts Council, Futures, Universidade do Porto, Parsons School of Design e Fotofestiwal.

 

Texto e imagens: Porto. / Etc e Tal jornal

01jun21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.