Menu Fechar

Câmara do Porto vence prémio “Cidade” dos Global Mobi Awards PRIO, através do projeto IDEA

A Câmara do Porto acaba de receber o prémio “Cidade”, na cerimónia dos Global Mobi Awards PRIO. O reconhecimento é atribuído ao projeto IDEA – Utilização partilhada e eficiente da via pública, que contempla a gestão inovadora da utilização dos lugares de estacionamento junto às zonas escolares.

Foi o conceito original e inovador do IDEA que agradou ao júri do concurso, formado por arquitetos, engenheiros, jornalistas e especialistas com um vasto currículo nas áreas do urbanismo, mobilidade e transportes.

O projeto, alvo da candidatura apresentada pela Câmara do Porto, em conjunto com o CEiiA e IST-ID, incide sobre a utilização partilhada e eficiente da via pública junto às zonas escolares, que evoluiu desde um uso partilhado de lugares de cargas e descargas de mercadorias até soluções de partilha da via como temos atualmente nas zonas escolares devidamente sinalizadas e com imagem própria.

O sistema, conhecido como “kiss & ride”, substitui o pressuposto de lugares de estacionamento reservados em frente às escolas, por espaços partilhados na sua utilização. Essa identificação é facilmente percetível pelos pontos azuis assinalados no pavimento e por sinalização vertical própria. No interior destas áreas, a circulação automóvel está limitada a 20km/hora e o período máximo de permanência é de 10 minutos.

A criação destes perímetros procura, também, contrariar a paragem dos veículos em segunda fila nas horas de chegada e de saída dos alunos, oferecendo condições para que o façam de modo seguro, durante o mais curto espaço de tempo possível.

Um dos pontos mais fortes do IDEA – e que também pesou na atribuição do prémio  – é que a solução é facilmente replicável noutras localizações, sendo a sua implementação de baixo custo, resumindo-se ao custo da sinalização vertical e horizontal, e correspondente divulgação.

O conceito foi validado cientificamente e publicado em 2019 na revista internacional Transport Policy, com a apresentação quantitativa dos benefícios associados ao conceito. Atualmente, está implementado em 18 áreas da cidade do Porto.

 

Texto: Isabel Moreira da Silva (Porto.) Etc e Tal jornal

Foto: Miguel Nogueira (Porto.)

 

01jun21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.