Menu Fechar

Faculdade de Medicina da U.Porto “gradua” novos médicos na presença de Marcelo Rebelo de Sousa

O Dia da Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revestiu-se de especial significado em tempo de pandemia e homenageou presencialmente e online cerca de 600 graduados, entre jovens médicos, mestres, doutorados e académicos que “subiram” a Professores Agregados.

A cerimónia decorreu no passado dia 5 de maio, na Aula Magna daquela faculdade, e foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da qual também participou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. O Chefe de Estado considerou que os “anos heroicos” de combate à pandemia de Covid-19 permitiram demonstrar a qualidade do ensino de medicina e da ciência em Portugal.

O Dia da Graduação constitui um momento de celebração da conclusão das mais importantes etapas académicas e científicas dos jovens médicos e dos académicos que se dedicam à investigação na área da saúde.

No último ano, “a pandemia de Covid-19 veio colocar em grande evidência a importância de um ensino médico diferenciado, capaz de juntar a melhor prática clínica à investigação de ponta na área da Saúde, para fazer frente a emergências globais como a atual”, refere aquela instituição em comunicado.

Para cumprir todas as normas de higiene e segurança, a cerimónia espalhou-se por cinco auditórios. Além do Presidente da República e do presidente da Câmara do Porto, participaram na cerimónia o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, o representante das entidades parceiras da FMUP e presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, Fernando Araújo, e o presidente da Associação de Estudantes da FMUP, Henrique Moreira. O evento contou, ainda, com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Fotos: Filipa Brito (Porto.)

 

01jun21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.