Menu Fechar

“MUMi – Músicas no Minho” promete muita animação em Tui e Valença, de 09 a 11 de setembro, naquele que é o primeiro mercado de música profissional luso-galaico

O MUMi é o primeiro mercado profissional de música e cultura organizado pelos dois territórios ibéricos e promovido por uma associação que integra empresas, profissionais e coletivos do sector musical galego e português, com o objetivo de criar uma ponte de ida e volta real e estável para as músicas de ambos os países.

MUMi – Músicas no Minho irá acontecer nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2021 na Eurocidade Tui – Valença , mantendo as condições para que as oportunidades e boas práticas entre o setor da música em Portugal e Galiza se concretizem.
O encontro reunirá artistas e bandas, promotoras, empresas de management, festivais, editoras, empresas de serviços e produção, etc. para partilhar ideias, criar sinergias sólidas, estabelecer novas redes de contacto e conhecer novas propostas na primeira pessoa.

A feira contará com a programação profissional que incluirá atividades de formação (técnica, jurídica, marketing), speedmeetings (encontros rápidos) entre profissionais do sector, showcases com a seleção de artistas e bandas da Galiza e Portugal, e uma feira sectorial com a presença das empresas das diferentes áreas do sector.

Também haverá concertos abertos ao público geral com a seleção de propostas musicais de diversos estilos e formatos, numa programação que demonstrará os novos valores e as figuras já consagradas em espetáculos multidisciplinares para o público familiar e adulto.

 MUMi 2021 APRESENTADO NO ARQUIVO MUNICIPAL DE VALENÇA

Entretanto, realizou-se já uma conferência de imprensa acerca do acontecimento, que decorreu no belíssimo espaço municipal da cidade de Valença com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Rodrígues Lopes, do alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro González e dos representantes da organização do MUMi 2021 Cesar Cardoso e Manuel Roxo Vicente.

“Não há lugar mais apropriado, mais belo para a realização deste evento do que este espaço entre Valença e Tui. É um lugar único, um povo único e sem fronteiras.” – referiu o representante máximo do lado galego, Enrique Cabaleiro González. “Será um êxito sem qualquer duvida!”.

Existe uma ligação bastante forte entre estas duas cidades e o MUMi não será excepção. A aposta é segura e garantida para os próximos dois anos de evento cultural. “Depois de tudo o que ficou adiado, é hora de voltar à cultura ativa, e a Câmara Municipal de Valença, tudo fará para que o MUMi seja uma festa do povo e para o povo”. Palavras de satisfação do presidente Manuel Rodrígues Lopes. Otimista e seguro o presidente valenciano anceia por cultura, por musica, por festa, por alegria e agradece a todos aqueles que acreditaram neste evento.

“Estamos bastante satisfeitos em vos apresentar a edição 2021 do MUMi, a feira que reunirá profissionais do setor musical e cultural português e galego que acontecerá de 9 a 11 de setembro na Eurocidade Tui-Valença. A Eurocidade Tui-Valença acolhe e patrocina um encontro que, para lá da vertente profissional, abrirá a programação ao público em geral”.

Presidentes de Tui e ValençaCésar Cardoso e Manuel Vicente Roxo, representantes da equipa organizadora com estrutura em ambas margens do Minho, remarcaram o carácter de ponto de encontro que terá o MUMi depois de um ano tão difícil para o sector musical pela pandemia.

“O MUMi pode ser o ponto de partida para a recuperação criando um espaço de encontro onde veremos as caras e construir uma relação estável entre agentes e empresas galegas e portuguesas”, sinalou Roxo. A organização prepara um programa de encontros para empresas e festivais, atividades formativas e profissionais com muita música ao vivo para os dias 9, 10 e 11 de setembro.

“No MUMi sabemos da importância da projeção pública, de programar concertos nas ruas de Tui e Valença abertos à cidadania. Serão mais de cinquenta concertos nas duas edições num território único como é a Eurocidade”, aponta Roxo. O “Etc e Tal” promete acompanhar a par e passo esta importante iniciativa.

 

Texto e fotos: MUMi / Etc e Tal jornal

 

01jun21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.