Menu Fechar

Pensões da Segurança Social aumentaram 29% em dez anos e o número de pensionistas cresceu 3,1%

De acordo com os dados do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social publicados pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, o valor pago em pensões (considerando invalidez, velhice e sobrevivência) chegou aos 17 mil milhões de euros em 2019, mais 29.3% do que o contabilizado dez anos antes.

O número de pensionistas, pelo seu lado, cresceu 3.1% no mesmo período, passando de um total de 2,9 milhões em 2009 para 3 milhões em 2019. Nesse ano, os montantes médios mensais chegaram a 474 euros por pensionista, mais 25% do que o observado há dez anos.

Os dados disponíveis mostram ainda que este valor médio é muito assimétrico no país, com os montantes mais elevados a serem observados no concelho de Oeiras, que regista um valor 2,6 vezes superior aos do concelho de Vimioso.

Enquanto em Oeiras os pensionistas da Segurança Social têm pensões médias de 754 euros mensais, em Vimioso essa prestação mensal não supera os 292 euros por pensionista.

Face ao verificado dez anos antes, foi nos concelhos de Porto Santo, Vila do Porto, Santa Cruz das Flores e Castro Verde que se observou um maior aumento no valor médio das pensões por pensionista, entre 37.1% e 48.7%.

Pelo contrário, nos concelhos de Vila Nova de Paiva e Boticas, este aumento não excedeu os 12.7% e 12.8%, respetivamente, relativamente à última década.

 

Texto e foto: Marktest / Etc e Tal jornal

 

01jun21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.