Menu Fechar

Transporte público na Galiza é gratuito para menores de 21 anos

 O transporte público galego é, desde o passado dia 21 de maio, gratuito para jovens com menos de 21 anos, depois de resolução publicada no Diário Oficial da Galiza (DOG). Assim, todos os galegos com menos de 21 anos podem viajar gratuitamente através dos 313 concelhos galegos, incluindo de barco na ria de Vigo e em comboio de via estreita na área de Ferrol.

Antes da entrada em vigora da normativa da tarjeta “Xente Nova” os jovens só podiam viajar gratuitamente nas áreas de transporte metropolitano constituídas pela Corunha, Santiago, Ferrol, Lugo e Vigo, na província de Ourense e em 13 concelhos de Pontevedra.

Agora, de acordo com número da Junta da Galiza “mais de 80.500 jovens menores de 21 anos “já viajam grátis nos autocarros interurbanos com a referida tarjeta. O ano de 2020 foi o que teve “maior incremento no número de tarjetas expedidas”, tendo sido emitidos “mais de 21 mil novos dispositivos.

A tarjeta “Xente Nova” nasceu do Plano de Transporte Público da Galiza com o objetivo de fomentar este tipo de transporte, e foi posta em marcha no ano de 2016 nas áreas de transporte metropolitano com gratuidade para menores de 19 anos. Este dispositivo permite realizar, mensalmente, cerca de 60 viagens interurbanas.

 

Texto: Faro de Vigo / Etc e Tal jornal

Foto: Santos Alvarez (Faro de Vigo)

 

01jun21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.