Menu Fechar

Ilda Figueiredo visita vários locais da cidade ouvindo reclamações e propostas de moradores! CDU-Porto promoveu debate sobre “mobilidade” na Área Metropolitana

A vereadora e candidata CDU à Câmara do Porto Ilda Figueiredo, foi ao encontro dos moradores da Urbanização da Condominhas.

Encontro em que os moradores reclamaram os atrasos do início das obras de requalificação do exterior dos edifícios, assim como a resolução de problemas nas habitações que carecem de respostas concretas da Câmara Municipal e outros anseios relativos à urbanização onde residem.

CDU DISCUTE MOBILIDADE E TRANSPORTES NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO

A CDU realizou este no passado dia 19 de junho uma ação sobre Transportes e Mobilidade na Área Metropolitana do Porto, com a presença de candidatos e dirigentes do PCP e do PEV na contou com a participação da candidata e vereadora da CDU na CM Porto na Estação de Metro da Casa da Música.

Na sessão foram destacadas propostas determinantes para o futuro da região e necessidades da população, que precisam de ser enquadradas conjuntamente numa estratégia metropolitana de mobilidade e transportes, que estipule objetivos claros de desenvolvimento e que planifique a sua execução a curto, médio e longo prazo.

O país e a região tiveram ao longo dos últimos anos, longas interrupções no investimento na ferrovia, na expansão metro, entre outros, motivando uma sangria de técnicos especializados que nos ficará demasiado cara.

A falta de uma estratégia e objetivos claros, agravaram os efeitos das políticas intermitentes na área dos transportes e mobilidade.

A falta de articulação entre os vários concelhos da Área Metropolitana, a ausência de objetivos comuns de desenvolvimento contribuíram para uma assimetria territorial onde são evidentes o agravamento da exclusão social, a desigualdade no acesso aos serviços públicos e ao trabalho, os obstáculos acrescidos aos pequenos e médios empresários e pequena indústria, entre outros fatores que atrasam o desenvolvimento que a região precisa.

O planeamento das infraestruturas é crucial para uma região mais produtiva e para a qualidade de vida dos seus habitantes.

Os projetos avulsos e intermitentes numa total falta de perspetiva do futuro da região não deixam de estar ligados a uma ineficaz organização administrativa e de instrumentos de ordenamento do território insuficientes para as necessidades, uma realidade causadora de elevados prejuízos económicos, sociais e ambientais.

Operacionalmente a Regionalização e criação das autarquias metropolitanas permitiriam uma maior legitimidade democrática e precisão na elaboração da estratégia de desenvolvimento que defendemos.

DE VISITA À RIBEIRA… “OFUSCADA” PELO TURISMO

A CDU esteve no passado dia 11 de junho de visita à zona da Ribeira do Porto, onde se fez presente através de uma comitiva na qual se incluiu a vereadora e atual candidata à Câmara Municipal do Porto, Ilda Figueiredo.

Por entre as ruas e travessas desta zona tão caracterizante da Cidade, a CDU encontrou aqueles que ali vivem e que ali fazem a sua vida, e que muitas vezes passam despercebidos, ofuscados pelos turistas que uma vez mais enchem esplanadas e restaurantes. Foram os problemas e anseios destes moradores e comerciantes que a CDU procurou auscultar, desde a falta de equipamentos desportivos para os mais jovens que ali vivem, a questões ligadas à habitação. Esses diversos problemas foram levados à reunião de Câmara pela vereadora Ilda Figueiredo.

ILDA FIGUEIREDO NA URBANIZAÇÃO LEONARDO COIMBRA

Ainda no passado mês de junho, a CDU-Porto efetuou, no dia 08, outra visita, desta feita à urbanização Leonardo Coimbra, na rua Alexandre Flemming, a pedido dos moradores. A comitiva da CDU, na qual se incluiu a vereadora e atual candidata à Câmara Municipal do Porto, Ilda Figueiredo, pôde contactar diretamente com os moradores, e assim auscultar os seus problemas e preocupações.

A visita serviu principalmente para observar o avançado estado de degradação do arruamento em que se insere o bairro e a gritante falta de manutenção dos espaços que formam a sua envolvente.

Os moradores chamaram também à atenção para o número insuficiente de contentores do lixo e para a falta de lugares de estacionamento disponíveis para aqueles que ali vivem, tendo estes perdido o espaço para estacionar para os utilizadores das universidades vizinhas e para a criação da ciclovia na rua Leonardo Coimbra.

 

Texto e fotos: CDU Porto / Etc e Tal jornal

 

ATENÇÃO: Esta rubrica “Pré-campanha” está aberta a todas as candidaturas à Câmara Municipal do Porto, Assembleia Municipal do Porto e freguesias do concelho, devendo os interessados enviar um texto (em Microsoft Word), e fotos em anexo (máximo 2MB) para o seguinte e-mail: etcetaljornal.direcao@gmail.com até ao dia 26 de cada mês.

 

 

01jul21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.