Menu Fechar

Rua das Taipas

 

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado, da autoria de…

 

 

Cunha e Freitas (*)

 

 

“No alto das ruas de Trás e dos Caldeireiros existe um largo, hoje abrangido pelo Jardim da Cordoaria, a que se chamava Terreiro da Porta do Olival (1631), ou Praça da Porta do Olival (1587).

Daí corria, encostada à muralha fernandina, e da parte de dentro dela, uma rua que se denominava também do Olival, ou Praça do Olival.

Um acórdão da Câmara, de 4 de Janeiro de 1846, determinava que tendo-se entaipado parte da Rua do Olival, por nela se descobrir peste, e grassando já fora dela, se mandassem os empestados, com um físico e um sangrador, para a Torre de Pedro Sem.

Daí, provavelmente, derivou o nome de Rua das Taipas, que já encontramos em 1512 – Rua da Porta do Olival das Taipas, em 1534.

Em 1583, aquando da divisão de freguesias intramuros pelo bispo D. Fr. Marcos de Lisboa, a Rua das Taipas ficou pertencendo á Vitória.
Chafariz da Rua das Taipas

Uma escritura de 1780 menciona que o chafariz das Taipas, e outra, dois anos antes, refere-se a uma Viela das Taipas, na freguesia de Santo Ildefonso, que não sabemos exactamente onde ficava. Seria a actual Travessa das Taipas? Mas, esta está compreendida na freguesia da Vitória, e cremos que sempre o esteve.”

 

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, em 09 de Setembro de 1971, na rubrica “Toponímia Portuense”.

 

 

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a RUA DO TEATRO

 

 

Fotos: pesquisa Web

 

01jul21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.