Menu Fechar

Valongo – Câmara Municipal investe mais de um milhão de euros na requalificação da Piscina Municipal de Ermesinde

A Câmara Municipal de Valongo aprovou por unanimidade a requalificação da Piscina Municipal de Ermesinde, pelo valor global de 1.154.595,68€. A empreitada visa a melhoria da eficiência energética do edifício, bem como intervenções pontuais de melhoria funcional e de introdução de acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida, através da criação de novos acessos, mais condignos e acessíveis. A capacidade das bancadas também será aumentada para permitir o acesso e permanência de pessoas com mobilidade reduzida.  O prazo de execução das obras é de 270 dias.

“Finalmente vamos conseguir resolver todos os problemas da Piscina Municipal de Ermesinde, que há muito necessitava de uma intervenção profunda”, congratulou-se o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na reunião do executivo, lamentando que tenham sido necessários dois anos para se dar início às obras de requalificação deste equipamento desportivo, pois os vários concursos públicos entretanto lançados foram ficando sucessivamente desertos.

“Valeu a pena. Dentro de aproximadamente 9 meses a cidade de Ermesinde vai ter um equipamento desportivo com excelentes condições para a prática de natação e atividades em meio aquático, tão importantes para o bem-estar e saúde da nossa comunidade”, acrescentou o autarca.

ABERTURA DO “ESPAÇO DO CIDADÃO” DO SUZÃO REFORÇA REDE MUNICIPAL DE PROXIMIDADE ADMINISTRATIVA DO CONCELHO DE VALONGO

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, inauguraram no passado dia 25 de junho, o Espaço Cidadão do Suzão, que vai funcionar na antiga casa do guarda do Apeadeiro do Suzão, em Valongo.

Com a abertura deste novo espaço público numa área de alta densidade demográfica, o Município de Valongo reforça a sua rede de proximidade administrativa que passa a ser constituída por oito pontos de atendimento estratégicos, onde os cidadãos podem aceder a mais de 170 serviços públicos da administração central e local. Além do novo Espaço Cidadão do Suzão, este serviço está disponível em Sobrado (antiga escola de Campelo), Campo (Centro Cultural), Alfena (Centro Cultural), Ermesinde (Gandra/Túnel da Estação Ferroviária, Travagem e Loja do Cidadão/Edifício Faria Sampaio) e Valongo (Paços do Concelho).

“Continuamos a investir na modernização administrativa e na descentralização dos serviços públicos, combatendo a infoexclusão e promovendo a igualdade social, a coesão e o desenvolvimento do território. Muito mais do que meros balcões de atendimento, os nossos Espaços Cidadão são elos de ligação com a comunidade”, salienta José Manuel Ribeiro, referindo o exemplo dos Espaços Cidadão serem também pontos de acesso à rede municipal de bibliotecas, disponibilizando aos mais de 15.000 leitores inscritos a possibilidade de requisitar e devolver os livros em locais mais próximos das suas residências ou empregos.

Alterações de moradas, renovação da Carta de Condução ou do Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, Registo Criminal, entrega de processos de obras e pagamento de refeições escolares são alguns exemplos das dezenas de serviços disponíveis nos Espaços do Cidadão do concelho de Valongo, que mesmo durante o ano atípico de 2020 totalizaram 49.415 atendimentos presenciais. Em 2021, já foram realizados 30.480 atendimentos, 4617 dos quais por funcionários em teletrabalho. Este ano, a média é de 800 munícipes atendidos por mês.

INAUGURADOS TRÊS PARQUES DE LAZER AO AR LIVRE NUM INVESTIMENTO AUTÁRQUICO SUPERIOR A UM MILHÃO DE EUROS

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugurou três espaços de lazer ao ar livre: o Parque de Lazer da Lomba, em Sobrado; o Parque de Lazer do Leça, em Ermesinde e a requalificação do Largo do Passal, em Sobrado. O investimento global nestes três equipamentos foi de 1.172.328,15€.

“Vamos disponibilizar à comunidade mais três equipamentos de lazer de elevada qualidade e acessíveis para todos, onde as pessoas de todas as idades poderão usufruir da vida ao ar livre e dos seus comprovados benefícios para a saúde física e mental”, considera o autarca, agradecendo o trabalho dos funcionários que nunca deixaram de trabalhar mesmo nos piores momentos da pandemia para que agora seja possível disponibilizar estes magníficos espaços à população.

“São três espaços contíguos aos rios Ferreira e Leça que no futuro vão ganhar ainda mais atratividade, fruto do trabalho de despoluição e valorização das margens destes rios que já está a ser feito pelas associações de municípios Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça”, salienta José Manuel Ribeiro, garantindo “este investimento vai ter continuidade em todas as freguesias, estando praticamente concluídos os processos de aquisição dos terrenos e lançamento dos projetos”.

 

Texto: Lúcia Pereira (CMValongo) / Etc e Tal jornal

Fotos: CM Valongo

 

01jul21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.