Menu Fechar

Amarante – Freguesia de Gondar abriu “Espaço Cidadão”

De forma a aproximar os serviços às comunidades que deles beneficiam, a Junta de Freguesia de Gondar, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. – AMA, criou o Espaço Cidadão de Gondar, que será localizado na sede da autarquia de Gondar, que para isso sofreu profundas obras de remodelação.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Este novo Espaço permitirá ao Cidadão o acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de outras entidades. Esta nova valência possibilita também o acesso a alguns serviços, garantindo que os cidadãos não tenham que se deslocar para ter acesso a este tipo de serviços.

Este novo serviço é também uma mais-valia para a nossa Freguesia e para as freguesias limítrofes, pois evita deslocações ao centro da cidade, sendo uma verdadeira descentralização de serviços à comunidade.

Este modelo de atendimento permitirá servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais. Segundo o presidente da junta, António Silva, este local funcionará como espaço de atendimento e reúne serviços administrativos que vão permitir aos habitantes um “atendimento mais rápido e evitar deslocações. Existindo agora uma panóplia de serviços descentralizados que podem ser acedidos através das plataformas digitais que permitem aproximar ainda mais a administração central aos cidadãos, no sentido de dar uma resposta mais célere às necessidades da população.”

Neste novo balcão poderá aceder a alguns serviços de vários organismos, nomeadamente:

– AMA/IRN (Agência para a Modernização Administrativa);

– ACT (Autoridade para as condições de Trabalho);

– ADENE (Agência para a Energia);

– ADSE (Direção-Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública);

– AT (Autoridade Tributária e Aduaneira);

– CGA (Caixa Geral de Aposentações);

– DGAE (Direção-Geral das Atividades Económicas);

– DGAJ (Direção Geral da Administração da Justiça)

– IMT (Instituto de Mobilidade e Transportes);

– IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional);

– ISS (Instituto da Segurança Social);

– SAÚDE;

– SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras)

 

Texto e fotos: J.F. Gondar / Etc e Tal jornal

 

01ago21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.