De forma a aproximar os serviços às comunidades que deles beneficiam, a Junta de Freguesia de Gondar, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. – AMA, criou o Espaço Cidadão de Gondar, que será localizado na sede da autarquia de Gondar, que para isso sofreu profundas obras de remodelação.
O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Este novo Espaço permitirá ao Cidadão o acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de outras entidades. Esta nova valência possibilita também o acesso a alguns serviços, garantindo que os cidadãos não tenham que se deslocar para ter acesso a este tipo de serviços.
Este novo serviço é também uma mais-valia para a nossa Freguesia e para as freguesias limítrofes, pois evita deslocações ao centro da cidade, sendo uma verdadeira descentralização de serviços à comunidade.
Este modelo de atendimento permitirá servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais. Segundo o presidente da junta, António Silva, este local funcionará como espaço de atendimento e reúne serviços administrativos que vão permitir aos habitantes um “atendimento mais rápido e evitar deslocações. Existindo agora uma panóplia de serviços descentralizados que podem ser acedidos através das plataformas digitais que permitem aproximar ainda mais a administração central aos cidadãos, no sentido de dar uma resposta mais célere às necessidades da população.”
Neste novo balcão poderá aceder a alguns serviços de vários organismos, nomeadamente:
– AMA/IRN (Agência para a Modernização Administrativa);
– ACT (Autoridade para as condições de Trabalho);
– ADENE (Agência para a Energia);
– ADSE (Direção-Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública);
– AT (Autoridade Tributária e Aduaneira);
– CGA (Caixa Geral de Aposentações);
– DGAE (Direção-Geral das Atividades Económicas);
– DGAJ (Direção Geral da Administração da Justiça)
– IMT (Instituto de Mobilidade e Transportes);
– IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional);
– ISS (Instituto da Segurança Social);
– SAÚDE;
– SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras)
Texto e fotos: J.F. Gondar / Etc e Tal jornal
01ago21