Foi já lançado pela Câmara do Porto o concurso público para as ligações mecanizadas no Palácio de Cristal, que prevê a instalação de um elevador para ligar à Rua da Restauração, com um valor base do procedimento de 1,19 milhões de euros.
O concurso público para a empreitada dos “Percursos Pedonais, Ligações Mecanizadas – Palácio de Cristal” foi lançado no passado dia 13 de julho, com publicação do anúncio no Diário da República (DR).
O concurso refere-se à segunda empreitada no âmbito dos Percursos Pedonais – Ligações Mecanizadas, projeto que tem como objetivo criar melhores condições de mobilidade pedonal através da melhoria dos percursos existentes e da criação de ligações mecanizadas entre a zona ribeirinha e as cotas altas do Porto.
A intervenção no Palácio de Cristal visa alargar os pontos de ligação entre os jardins do Palácio e a sua envolvente, especialmente o grande morro sul na sua relação com a Rua da Restauração e conexão com os percursos pedonais – ligações mecanizadas de Miragaia, através da colocação de um elevador que fará a ligação das cotas.
Esta é a segunda empreitada no âmbito dos Percursos Pedonais – Ligações Mecanizadas, que já tem em funcionamento, desde junho de 2020, as escadas rolantes da primeira empreitada, no setor de Miragaia.
O concurso gerido pela empresa municipal de Gestão e Obras do Porto – GO Porto, estima um prazo global de obra de 365 dias, ou seja, um ano.
O preço-base do procedimento é de 1.195 mil euros e as propostas deverão ser entregues até ao dia 19 de agosto de 2021, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde podem também ser consultadas as peças do concurso.
Texto e foto: Porto. / Etc e Tal jornal
01ago21