Menu Fechar

“Ovar, Ria e Mar” na fotografia de Carlos Frazão

As belezas do património ambiental e paisagístico, proporcionado pelo Mar e pela Ria, tal como vários outros elementos da paisagem natural e urbana, são imagens captadas por Carlos Frazão, que se destacam no conjunto de fotografias que integram a exposição na Biblioteca Municipal de Ovar, “Ovar, Ria e Mar”, até 28 de agosto.

Com curadoria de Joaquim Aurélio, um também apaixonado da arte de fotografar, a mostra fotográfica do médico Carlos Frazão, apresenta trabalhos datados de 2012 a 2021, numa seleção de imagens bem representativas da relação de Ovar com o Mar e a Ria, bem como as suas artes de pesca artesanal, como a Arte Xávega.

O património arquitetónico e religioso, jardins, Parque Urbano da Cidade de Ovar, entre a moldura das paisagens naturais, marcadas pela “contemplação” ou “crepúsculo” refletido nas águas da Ria, são várias outras obras que transmitem a sensibilidade do olhar deste fotógrafo amador e autodidata, apaixonado pela fotografia de Natureza e Paisagem.

Carlos Frazão nasceu em 1958, em Ovar, cidade onde reside e é médico de família, desde 1985. A fotografia é o seu refúgio “para combater o stress do trabalho e da vida acelerada”. Assume-se como tendo “um fascínio pela possibilidade de perpetuar momentos únicos de rara beleza do Meio Ambiente, especialmente na hora dourada do nascer e pôr-do-sol, repletos de sensações de tranquilidade, paz e contemplação que a Natureza proporciona”.

É “participante assíduo em exposições coletivas e individuais, conta com vários prémios de fotografia, nomeadamente promovidos pela Ordem dos Médicos, Associação Juvenil dos Amigos do Cáster e Câmara Municipais de Ovar, Ílhavo e Murtosa”.

Para o fotógrafo Carlos Frazão, “o concelho de Ovar e limítrofes têm uma Paisagem Natural e uma Biodiversidade extraordinárias e a sua localização geográfica é privilegiada, onde o Mar e a Ria de Aveiro são elementos inspiradores, permitindo-lhe construir um acervo fotográfico relevante para memória futura”.

 

Texto e fotos: José Lopes

 

01ago21

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.