Menu Fechar

Programa de capacitação da ANJE e Câmara Municipal do Porto ajudou mais de 200 empresas em plena pandemia

Decorreu, no auditório da Associação Nacional dos Jovens Empresários – ANJE, no Porto, a sessão de encerramento do Programa “Reinventa Porto”, um programa de capacitação de Pequenas e Médias Empresas (PME) criado em parceria por estas duas entidades.

A cerimónia de encerramento contou com a presença de Alexandre Meireles, presidente da ANJE, Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto (CM Porto) com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio, e ainda com Luís Neves, presidente da Associação para o Ensino da Computação – ENSICO.

O Programa “Reinventa Porto” resultou de uma parceria entre a ANJE e a CM Porto para reforçar as competências de PME localizadas no município do Porto, fortalecer a capacitação de empresários e apoiar a introdução de soluções digitais e de inovação adequadas ao novo ciclo económico, acelerado em período de pandemia.

A capacitação de empresários proporcionada nesta iniciativa decorreu tanto em regime online como presencial – nas instalações na ANJE – e contou com 204 empresas participantes, superando largamente as expectativas de adesão ao Programa, que apontavam para cerca de 120 empresas. As adesões vieram de empresas que atuam nos mais diversos setores, como a restauração, saúde, seguros, construção, etc.

Na sessão de encerramento, Alexandre Meireles, presidente da ANJE (na foto), fez um balanço do Programa Reinventa Porto: “Este projeto foi ao encontro das necessidades atuais dos empresários e a sua importância traduz-se na adesão que tivemos, que foi massiva. Pretendíamos apoiar as empresas e os empresários neste período conturbado e, sem dúvida, conseguimos. Todas as capacidades desenvolvidas pelos empresários nesta iniciativa estão prontas a ser aplicadas nas suas empresas”.

Já o vereador da CM Porto, Ricardo Valente, realçou “o impacto positivo que este Programa teve no tecido empresarial do Município, assente na capacitação e aceleração digital das empresas, ajudando-as a transformarem-se e a ganhar dinamismo económico, neste período tão complicado que o país atravessa.”

O Programa “Reinventa Porto” consistiu numa junção de capacitação profissional com acelerador digital. A primeira juntou percursos formativos (E-Business; E-Conteúdos para o Meio Digital; Gestão da mudança e novos modelos de negócio; Modelos de Gestão e de Trabalho à Distância; Gestão da Inovação) a Webinars (Liderança Ágil; Ferramentas Digitais Gratuitas de apoio à Empresas).

O acelerador dividiu-se em três fases:

1 – Conhecer o Negócio: avaliar o modelo de negócio, as dificuldades e as oportunidades da empresa e do respetivo setor de atividade;

2 – A transformação Digital: adaptar efetivamente as empresas no âmbito da transição digital e implementar tecnologia em 4 níveis;

3 – Transformação do Modelo de Negócio: Implementar um novo sistema de gestão adaptado à transição digital.

Na primeira participaram 154 empresas (estavam 90 empresas previstas), no segundo 50 (estavam 30 empresas previstas). As mulheres estiveram em maioria, com 56% das participantes a pertencerem ao género feminino. A maior percentagem (55%) dos participantes possuía uma licenciatura e 20% um mestrado.

A Consultoria, o Comércio/Retalho e a Restauração encabeçaram os três setores que mais aderiram a este Programa. Foram mais de 70% os participantes que atribuíram nota 4 (de 1 a 5) ao “Reinventa Porto” face às expectativas que tinham antes do Programa, com 22,2% a atribuírem a nota máxima: no total, 93,3% dos participantes revelaram-se muito e bastante satisfeitos.

Entre os participantes, 38,4% revelaram ter sido muito afetados pela pandemia, com quebras de faturação acima dos 50%. Foram 30,8% os que revelaram quebras entre 30 e 50% e outros 30,8% revelaram quebras abaixo dos 30%.

 

Texto: Ricardo Quintela (ANJE) / Etc e Tal jornal

Fotos: ANJE

 

01ago21

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.