Menu Fechar

“Womex” anuncia os primeiros artistas a atuar no Porto em meados do próximo mês de outubro

O maior evento global da indústria musical acontece em vários locais da cidade do Porto entre 27 e 31 de outubro e os primeiros 26 artistas selecionados, oriundos de 31 países de todo o mundo, já são conhecidos. Além dos “showcases”, o Womex 2021 traz encontros musicais diversificados, uma feira comercial, palestras e filmes.

Do continente africano vêm os malianos Al Bilali Soudan, os ganenses Alogte Oho & His Sounds of Joy, o sudanês Ebo Krdum, a caboverdiana Neuza e, do Uganda, a Nakibembe Xylophone Troupe, além da luso-angolana Pongo, do coletivo egípcio Mazaher e do quarteto franco-marroquino Bab L’Bluz.

Do outro lado do Atlântico, o Womex assiste às atuações dos mexicanos Chalanes Del Amor, dos colombianos Ghetto Kumbé, da argentina Sofía Rei e, vindo do Brasil, Mateus Aleluia.

A lista inclui, ainda, a música asiática da japonesa Aragaki Mutsumi e dos sul coreanos Dongyang Gozupa, e os nomes de Rangamatir Baul, da Índia, do Sahib Pashazade Duo, do Azerbeijão, e do Tolgahan Ço?ulu & Sinan Ayy?ld?z Duo, da Turquia.

A Europa é representada pela escocesa Brìghde Chaimbeul, os belgas Echoes of Zoo, a banda ucraniana Hudaki Village Band, ou o espanhol Rodrigo Cuevas. Entre os artistas em “showcase” estão o trio Boi Akih, da Indonésia e dos Países Baixos e o conjunto franco-sírio Naïssam Jalal & Rhythms of Resistance, entre outros.

Nesta edição, haverá também espaço para o projeto Procultura, financiado pela União Europeia, que se propõe a apoiar seis produtores ou agentes musicais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste. As candidaturas decorrem até 6 de julho.

Com epicentro na Alfândega do Porto e passagem pela Casa da Música, Teatro Rivoli, Coliseu do Porto, Teatro Nacional de São João, Teatro Sá da Bandeira, Hard Club, Cinema Passos Manuel e também pela Praça de D. João V., o Womex 2021 resulta de um investimento na ordem dos 1,7 milhões de euros, onde se inclui a contribuição de 620 mil euros da parte da Câmara do Porto.

 

Texto e foto: Porto. / Etc e Tal jornal

Foto de destaque: Miguel Nogueira (Porto.)

 

01ago21

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.